Últimas Notícias

Better Call Saul "Breathe" 4x02 [Review]


O legal de Better Call Saul é que, ao mesmo tempo, acompanhamos Better Call Mike, Better Call Gus... Salamanca... Breaking Bad...

E a tensão chegou bem cedo em Better Call Saul. Aqueles que não vimos em Breaking Bad, começaram a morrer, e aquela série light, quase cômica, começa a ter conotação obscura e sanguinárea, agora que Gus começou a agir.

Pobre Arturo, achou que com meias palavras ia sair daquela reunião ileso: "Eu dou as ordens agora", coitado. E ainda saiu debochando, pra depois, cantar pra subir. Foi a primeira vez que vimos a crueldade de Gus em Better Call Saul, pois antes estava bem paz e amor, apaziguando as coisas. E acredito que Arturo poderia sair dali vivo, se fosse mais submisso.


Demostrando pela primeira vez na série aquela perspicácia que conhecemos, Gus ainda jogou na cara de Nacho toda a verdade e ele nem teve como negar. "Você é meu, Nacho", e ele, claro, só restou concordar.

Esse núcleo final serviu pra dar desfecho à situação de Hector, que só deverá sair daquele estado de cadeiras de rodas, enquanto Gus começar a comandar as ações. Mas não podemos esquecer dos Primos, pois não irão deixar barato toda essa situação, que promete ser mais sangrenta nos próximos episódios.

Apesar de já sabermos onde tudo isso vai dar, é muito empolgante descobrir como tudo isso começou.


A temporada está divida em três núcleos e todos eles foram vistos nesse episódio, apesar deles não terem tido conexões. Jummy é o protagonista da série, mas cada núcleo tem o seu personagem principal.

Jimmy segue sua vida, com toda empolgação possível, sem sentir (ou demonstrar) a perda recente. Bem parecido com Walter, quando após a morte do garoto da motocicleta, em "Dead Freight" 5x05. Jimmy só faltou assobiar, ao se levantar para ir procurar emprego.

Ele convenceu até nós. Estava ali pensando, que argumentos Jimmy exclamava. Que persuasão... Que empolgação... Realmente Jimmy soube convencer aqueles empresários. Mas, pra depois...

A explicação é que Jimmy está buscando bem mais desafios do que emprego, propriamente dito. Busca uma empresa que possa crescer, a princípio, que possa somar. Mas apesar de tudo, não sei o que ele queria em uma empresa que comercializa impressoras. Foi hilário de acompanhar, mas sem tanta empolgação.


Por outro lado, Kim deu uma verdadeira surra em Howard. Jogou em sua cara argumentos que doeram, pois mostrou toda a verdade da história e a ruindade de sua alma foi revelada. E Chuck ainda humilhou Jimmy mesmo após sua morte, com aquele testamento ridículo. Jimmy fez bem em não aceitar nada dele, mas aquela carta deve ter algo de impacto. Mas espero que esse assunto, Chuck, morra de vez na série e Jummy possa dar passo largos Rumo a Saul Goodman.

Agora Kim... Não pode morrer, de jeito nenhum. Ela não está e nunca foi mencionada em Breaking Bad. Há possibilidade de sua morte em Better Call Saul por isso, mas por favor, Gilligan, não! Ela pode muito bem encontrar com Gene em Omaha, vamos combinar?

Enquanto isso em Better Call Mike, nosso carequinha segue focado na Madrigal e em Lydia, pois não quer apenas lavar o seu dinheiro e ficar em casa cuidando de sua neta. Mike quer ter o controle da situação e quer, mesmo, se aliar com propriedade à empresa, pois sabe que ali ele terá futuro. Tem o aval e a confiança de Gus, como vimos, e essa parceria tem tudo pra ser firmada nos próximos episódios.

Podemos teorizar bastante sobre o futuro de Better Call Saul, mas prefiro ir degustando episódio a episódio, são apenas dez nessa temporada e dois já se foram. É preciso entender bem esses três núcleos e curti-los bem até que comecem a interagir entre eles.

Quando chegar esse momento, e vai, preparem-se para surtar.

2 comentários:

  1. O episódio ia em um ritmo cadenciado e já não esperava grandes revelações até que... aquele final que levou a adrenalina lá em cima com suspense e ação. Guns armando uma arapuca para os homens do Salamanca, matando um a sangue frio e toda calma para dizer ao Nacho "You are mine", foi maravilhoso. Já foram dois episódios com finais surpreendentes de uma temporada que promete ser surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o review de hoje ! E o legal é que, como foi dito, já sabemos o que vai acontecer no futuro ! A temporada promete !

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!