Últimas Notícias

Better Call Saul: "Quite a Ride" 4x05 [Review]


Um trecho genuíno, completo e inédito de Breaking Bad exibido em Better Call Saul. 
Obrigado, Gilligan.

Foi nos primeiros minutos de "Quite a Ride". Acompanhamos os momentos que antecederam a fuga de Saul Goodman para a loja de "aspiradores de pó", momento não exibido na série original. E o mais sensacional dessa história é que a cena é exibida para dar conexão à trama que irá se desenvolver nos próximos episódios de Better Call Saul e que tem tudo a ver com a linha temporal de Gene.

O que era aquela caixa retirada por Saul da parede e que ele guarda com muito cuidado... Quando veremos a tal ligação de Saul para Francesca... Quando será 12 de novembro... Pra isso serviu essa cena. A ligação deverá ser feita por Gene, em Omaha?  O que será que ele vai pedir? Muitas perguntas, muita ansiedade para saber tudo sobre isso.

Foram poucos minutos que bagunçaram a cabeça dos fãs do universo Breaking Bad. Aquela cena é muito importante, está entre os episódios "To'hajiilee" e "Granite State" de Breaking Bad. Saul promete ligar para Francesca, como disse, no dia 12 de novembro. Mas Walter volta de New Hampshire no dia de seu aniversário de 52 anos, 7 de setembro, portanto, a ligação será quase dois meses após sua morte.


Como ainda não vimos essa tal ligação, podemos supor que Gene está na mesma linha de tempo de Walter, antes de sua morte, a não ser que essa ligação já tenha acontecido e não foi mostrada ainda em Better Call Saul. Não podemos cravar, ainda, mas é muito, muito provável que Saul Goodman está em Omaha, com outro nome, depois de fugir de Albuquerque, no mesmo momento que Walter ainda está refugiado em New Hampshire.

Pirem com isso.

Poderia ficar aqui teorizando ainda mais sobre essa explosiva cena, mas o episódio seguiu e muito bem, mais uma vez. O episódio nos deixou uma certeza e uma dúvida:

A certeza é que Gus e Mike fecharam uma parceria definitiva, que culminará agora com os acontecimentos que vimos em Breaking Bad. O projeto "super-laboratório" segue em frente e estamos "apenas" vendo como foi a construção desse local tão importante para o enredo de Breaking Bad. 

Deu pra perceber que Gus quer o melhor em todos os quesitos e por isso mesmo insistiu muito em ter o melhor químico chefiando aquele lugar. Tudo isso serve ainda mais para ilustrar a imensa atitude de Walter e Jesse que culminou na destruição daquele lugar. Eles derrubaram um império.

A dúvida é Kim: personagem que tá meio sem rumo nessa temporada e porque quer. Lutou muito pra conseguir o banco Mesa Verde como cliente e agora trata eles com negligencia, dando mais importância a outras causas. A sua quase-morte pode ter virado sua cabeça e agora tende a ajudar os mais necessitados?      

Como disse Saul Goodman, após tomar uma surra de Jesse em Breaking Bad: "São ossos do ofício". 


Nosso advogado preferido é um gênio da persuasão, mas foi inocente em não prever o perigo. Ele tem artimanhas questionáveis, mas é extremamente competente ao que se propõe. O que ele quer mesmo, deixou bem claro: advogar. Mas o trambique está nas suas veias, ele usa isso pra tudo e Kim não irá concordar com isso. Uma hora o que ele faz pelas costas dela vai acabar afetando muito a relação.

Esse momento serviu muito de alívio cômico, enquanto por outro lado, a tensão 
era sentida na pele de Mike e Gus. 

Mas teve mais: Howard reapareceu e em uma cena que só serviu pra dizer que o personagem ainda faz parte da série. Ele tinha muito destaque nas temporadas anteriores, mas com a morte de Chuck, Howard está meio sem o que fazer. Está sentindo muito a morte de Chuck, bem mais que seu próprio irmão. É a culpa o consumindo por dentro.

"Quite a Ride" foi o melhor episódio da temporada e sem dúvidas um dos melhores de Better Call Saul. Em breve vamos discutir mais sobre essa linha de tempo que tá pirando a minha cabeça e tenho certeza que a de todos, pois tudo está conectado, tudo tem sentido, porque Better Call Saul é, indubitavelmente, Breaking Bad.

10 comentários:

  1. Excelente matéria breakingbadbrasil, vocês são incríveis <3

    ResponderExcluir
  2. Olha, posso ta errado, mas acho que Gene se passa bem mais a frente que BB, a julgar que Gene ta bem mais careca e olhar envelhecido, mas com certeza iremos ver tal encontro que vai explicar muita coisa pós BB e até explicando porque Gene está tão amedrontado e paranoico nesse futuro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Icônica a ênfase dada no momento em que ele quebra o celular, tanto no flashfoward quando na linha atual, como se fossem dois marcos, respectivamente, o final da jornada e o início dela. Finalmente o episódio que eu esperava há tempos. Estou ansioso pelos próximos.

    ResponderExcluir
  5. Ao que me parece, a caixa de sapatos que ele pega no início do episódio é a mesma da qual ele tira as fitas no primeiro episódio da primeira temporada.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado eles mostraram esse triste fim da carreira dele no começo do episoepi sendo que no final eles mostraram o ele com sede nos olhos de que da qui uns meses ele estara pronto para advogar de novo. Mal sabendo oquwo espera no futuro.

    ResponderExcluir
  7. O medo do Saul (fugindo do escritório) é logo após saber do retorno (e morte) de Walter White... talvez até "vendo" Pinkman pelas ruas novamente... #veremos
    ahh existe alguma lei de flagrante nos EUA? Envolve 70 dias? ... pois entre 7 de setembro e 12 de novembro são 69 dias... no dia 70 o Saul estaria "livre" para aparecer novamente... #veremos2
    --------------------------
    Para alguns foi um episódio "lento", mas, enfim, eu vi um episódio que mostra o nascimento do Saul...
    Digo isso, pois assisti aos dois últimos episódios em sequencia, portanto, vi o Jimmy querer virar advogado no flashback... passar a "vender" celulares (para voltar a advogar)... e culminar com o "susto" no três pilantrinhas (no melhor estilo Saul de resolver as coisas)...
    Estou gostando muito...
    -------------------
    Ahhh Parabéns e muito obrigado pelo site/forum/noticias/easter eggs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!