Últimas Notícias

A Melhor Maneira de Walter White Aparecer em Better Call Saul


Autor: Ronan Marcos

Como Walter White pode voltar em Better Call Saul?

Você fã de BB e BCS e que desfruta a cada episódio do Spin off de Breaking Bad, surpreendendo-se com as tramas de Jimmy McGill e o submundo do crime de Albuquerque deve admitir: 

Você quer uma oportunidade para assistir Walt, Jesse ou simplesmente ambos de volta a ativa!

Diante deste cenário, tirei um momento em um determinado dia do ano passado para pensar em como Gilligan e Gould poderiam bolar algo para fazer Walter voltar em BCS sem forçar a barra ou parecer uma cena clichê, situação que estaria fora do lugar comum de ambas as séries, chover no molhado dizer que são fantásticas!

Confesso que esperei até a retomada de BCS para escrever este texto ao Breaking Bad Brasil, pois tivemos um hiato em 2019 e a série não estaria tão em evidência a ponto de discutirmos em sites especializados em séries de tv (algo raro hoje em dia). Esta hipótese, que logo a frente irei compartilhar com vocês, foi surpreendentemente reforçada com o filme El Camino. 

Explico!

A forma como Walt aparece no filme dedicado a fuga de Jesse Pinkman é semelhante a idéia que tenho para a aparição de Walter em Better Call Saul pelos seguintes aspectos:

Não força situações já determinadas em roteiro, acrescenta e dá um outro campo de visão a contextos (aquele amigo chatão, ao assistir 4 Days Out (episódio 9 da segunda temporada de BB) poderia falar “como Walt e Jesse saem suados do deserto, debaixo do sol, fazendo um RV funcionar e aparecem limpos no aeroporto?”) além de resgatar um apego sentimental a determinada cena (Walt dizendo a Jesse que ele não precisa esperar a vida inteira para fazer algo especial).

Apresentações feitas, vamos então, digamos assim, a “teoria”?

Para formalizar esta idéia (haja suspense!) precisamos voltar ao episódio 5 da temporada 4 de BCS, “quite a ride”, que foi de fato a inspiração inicial e motivadora de como Walt deveria aparecer.

Na abertura do episódio assistimos a Saul e Francesca picotando papéis aonde possivelmente existam evidências de anos encobrindo crimes e ao mesmo tempo separando o dinheiro de anos de trabalho no escritório.

Qual idéia os roteiristas colocaram nesta cena?

Ela não é importante no sentido de criar uma situação para explicar como Saul ligou para Ed (o desaparecedor) entre “Ozymandias” e “Granite State” (episódios 14 e 15 de BB).

É importante para nos mostrar o que os roteiristas querem acrescentar mais à frente. São cenas do futuro de Jimmy McGill, não cenas de Saul Goodman em Breaking Bad. BCS nos presenteia em suas aberturas com diversos momentos da vida de Jimmy, desde sua infância até o seu fim, que é exatamente quando Jimmy liga para Ed. 

“Saul Goodman” não é um fora da lei! Ele é apenas o nome (ou trocadilho) que Jimmy usou para advogar e desassociar seu sobrenome da advocacia. Jimmy morreu quando Gene nasceu! E por isso as cenas de Gene, nas aberturas do primeiro episódio de cada temporada são em preto e branco. Em Breaking Bad esse tipo de conceito foi usado na segunda temporada para falar do futuro, quando nos foi mostrado ao fim daquela temporada que o ursinho de pelúcia caolho fora resultado do choque no ar entre dois aviões 737. Em BCS além de apontar o futuro daquele que um dia foi Jimmy Mcgill, o preto e branco é um simbolismo usado para retratar sua morte.

Ao meu ver, os roteiristas não queriam colocar Walter White dialogando com Jimmy em BCS antes de colocar uma cena de Jimmy sem Walter em Breaking Bad.

E aqui vamos nós para o momento em que Walter White deve aparecer em BCS.

Provavelmente em uma abertura de episódio conversando com Saul Goodman sobre persuadir Jesse Pinkman a agir contra Gus Fring, o que nos colocaria no episódio 12 da temporada 4 de Breaking Bad, “End times”, frase “coincidentemente” dita no episódio por Saul Goodman.

Este é um momento chave para colocar Walter! Não por querer entender como eles combinaram o plano de fazer Jesse Pinkman virar-se contra Gus Fring, mas por ser uma cena simbólica para a própria BCS. 

Nesta cena podemos presenciar uma conversa que todos queríamos ter visto em BB, há o fator do cigarro de ricina que reforça o episódio de BCS em que assistimos Huell pegando o celular de Chuck antes do julgamento envolvendo Jimmy e Chuck , não força a barra para uma aparição de Walter e tem todo o fator sentimental por trás, que nos leva a pensar que, se na abertura de “quite a ride” Jimmy acabara de apanhar de Jesse Pinkman após este descobrir como Saul tramou contra ele, nesta cena com Walter, nos levaria ao momento que introduz o porque Jimmy estava desesperado pegando seu dinheiro e apagando evidências, além de um momento que realmente nos levaria a pensar que jornada estes caras tiveram, pois através deste plano Brock foi envenenado pelos Lirios do Vale, por exemplo.

Enfim caros amigos, se Walt vai aparecer desta forma ou não, ou se é que vai aparecer, infelizmente não tenho como dizer a vocês.

Mas eu faria desta forma.

E vocês? Como fariam?

8 comentários:

  1. Teoria muito boa, é bem provável que seja isso mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tava pensando numa coisa que teria sido foda em BCS, se o cara que reconhece Gene na verdade fosse o mesmo autor do irmão dele. Ia ser tipo ele provando: Olha só onde você chegou.

    ResponderExcluir
  3. Só achei que não seria uma aparição direta que é o que eu quero,até pq a ideia é terminar a série já com alguns acontecimentos de BB,por isso teria que ser uma aparição mais direta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho dificil Daniel, nem em El Camino Walt apareceu de forma direta. Mais complicado ainda fazer isso em Better Call Saul. Entre fazer Walt aparecer dividindo uma fila de Supermercado com Jimmy e mostrar os bastidores de um momento que foi decisivo para Walt virar o Rei da Meta de ABQ. Fico com a segunda opção!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Essa série só melhora no decorrer das temporadas é sério. Sem pressa nenhuma de apresentar personagens queridos, que não víamos deste os tempos de Breaking Bad, mas eles (produtores) fazem isso para deixar tudo perfeito, tudo no momento certo, para quando apresentarem os personagens de BB em Better Caul Saul, seja muito gratificante de se assistir e não só por fan service (não me entendam mal eu também gosto de vez em quando de fan service rsrs) só estamos acustomados a perfeição que é os episódios de Better Caul Saul. Só acho que se o Walter White aparecer na série, desse jeito ou de qualquer outra forma vai ser genial pos a produção já provou varias vezes que não estar pra brincadeira.

    ResponderExcluir
  6. O momento mas aguardado de beter cal a aparição de Walter white

    ResponderExcluir
  7. Acho que não pode haver uma participação direta, direta de WW, pq o protagonista é o Saul. Mas é necessário que o cenário BB tenha q passar por BCS até para q tenha um desfecho. Ao meu ver, seria interessante q tento Jesse quanto WW tivessem participações de figuração, tipo: Saul levasse seu carro pra lavar no lava jato da mulher d WW. Ou Saul batesse no carro de Jesse ou visse versa e a série antes de mostrar o desfecho, para q a gte soubesse, a conclusão fosse no início do episódio: chame o Saul de BB

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!