Últimas Notícias

Better Call Saul "Something Unforgivable" 5x10 [Season Finale]


Final de temporada protagonizado por monstros.

Como previsto, a reta final da penúltima temporada de Better Call Saul foi alucinante e explosiva. Muitos estavam incomodados com a evolução da temporada, mas é o ritmo adotado desde o início da série, ou melhor, é o ritmo adotado desde Breaking Bad. Sempre começam devagar e vão acelerando, chegando a um fim explosivo e satisfatório. 

E com "Something Unforgivable" não foi diferente. Sabíamos que Lalo iria protagonizar o último episódio, e, para a alegria geral da nação, fomos levados novamente ao núcleo do cartel, com novos momentos de Don Eladio e Bolsa, agora ao lado de Lalo. Episódio que remeteu ao fenomenal ''Hermanos" de Breaking Bad, com aquelo mesmo cenário, clima, etc...

Realmente Lalo acreditou em Kim, para minha surpresa. Foi-se embora para seu lar e levou um cavalo de troia consigo. Lalo é um mostro, de todas as formas, mas ele também pode ser enganado, porém nunca pode-se tentar abatê-lo dentro de sua própria casa. Gus contratou assassinos de elite, que foram dilacerados por Lalo. Mas que profissionais são esses que precisam da ajuda de Nacho pra entrar no estabelecimento? Achei cruel demais para Nacho, depois de tudo, ainda ter que ajudar matar Lalo. Se complicou muito, acabou com sua vida. 

Foi mostrado que Gus já tinha tentado matar o cartel antes de conseguir exterminá-lo definitivamente em ''Salud" de Breaking Bad. O planejamento foi bom e ele quase conseguiu, foi por pouco. Mas como diria o ditado, se quiser algo bem feito, faça você mesmo. E como já sabemos, Gus teve que fazer isso para obter êxito.


Mas Lalo e Nacho não estavam em "Salud" e não foram mortos nesse episódio de Breaking Bad. Temos uma "certeza" que eles não vão morrer antes daquela cena do episódio "Better Call Saul" 2x08 de Breaking Bad, pois foram mencionados por Saul Goodman. Certo? Bem provável. Mas como, após serem mencionados, nada mais foi dito deles em Breaking Bad? Se tivesse acontecido algo após isso, a notícia teria chegado a Saul. E as mortes em 'Salud" estão a frente dessa linha temporal!

Única solução que vejo é Lalo e Nacho aparecerem no futuro desse universo. Gene (Saul Goodman no futuro), não deve estar morrendo de medo apenas da polícia ou de Walter. Ele deixou muitos inimigos em seu passado, e Lalo é um dos grandes. 

Ou eles podem já estar mortos quando foram mencionados em Breaking Bad, e Saul disse aquilo porque estava confuso ainda com a situação, com incertezas de suas mortes. Acho pouco provável. 


A certeza é que a última temporada de  Better Call Saul vai ter Lalo, Nacho e Kim, felizmente. O roteiro fechou a nova temporada muito redondo e bem amarrado, dando veracidade aos fatos mostrados e criando uma grande expectativa para os momentos finais desse universo. Suas linhas temporais devem se colidir, dando desfecho a elas e, de acordo com meus sonhos, criando um novo spin-off baseado no passado de Gus e do cartel mexicano. Esses momentos mostrados desse núcleo são fantásticos, além de mencionados em várias falas de Gus e Nacho. Não custa nada sonhar. 

Esse universo pode ser muito expandido, temos que ver se Vince Gilligan vai querer. O passado de Gus e os momentos de Ligia na Madrigal, foram poucos explorados ainda. 

Mas no outro lado do episódio, um outro monstro foi criado: Kim. Eles não iriam passar o episódio inteiro dentro do hotel, comendo e dormindo. Kim realmente chutou o balde, para espanto até de Saul. Ela riu na cara de Howard e criou um plano diabólico para acabar com sua carreira. Ela está imbuída nisso. Saul deu corda, achando que era uma brincadeira, mas viu que a coisa ficou séria. Passamos cinco temporadas imaginando que Kim poderia morrer a qualquer momento, mas a cada temporada que passa, vemos que isso não deve acontecer até o fim da série, se realmente esse será o seu fim.


Até imaginei que o núcleo envolvendo Howard iria desaparecer. Pelo contrário. Após esse episódio, temos certeza que vários embates entre eles ocorrerão e o núcleo da advocacia vai continuar forte. Vince e os roteiristas gostam de usar os personagens ao máximo, como fizeram com Jesse e Ligia em Breaking Bad. Duraram muito mais além do esperado.

Além de fechar bem a temporada, fechar bem a história e desenvolver muito todos os personagens, a quinta temporada criou uma imensa expectativa para a temporada final. Linhas temporais se cruzando; desfecho para Kim, Lalo e Nacho; desfecho para Gene; e uma possível finalização desse universo. A temporada final pode fechar não apenas Better Call Saul, mas pode fechar definitivamente Breaking Bad, que está aberta devido aos momentos vistos através do personagem Gene no futuro de ambas séries. 


Serão 13 episódios para isso. Preparem-se para o maior evento da história da TV na próxima temporada. Será o maior evento da TV desde... Breaking Bad.   

7 comentários:

  1. Também gostei muito, algumas pessoas dizendo que esse episódio não revelou nada. O que eles queriam? Essa não é a última temporada.

    O importante é que Lalo deve ter descoberto sobre Ignacio e vai atrás de Gus com sangue no olho.

    ResponderExcluir
  2. Meu único medo é a pandemia não passar logo e não termos filmagens tão cedo. A idade do Mike me preocupa...

    ResponderExcluir
  3. Vi uma vez que, o Coppola quando estava produzindo O Poderoso Chefão 2, ele queria que Marlon Brando reprissase o papel de Vito Corleone, mesmo grande parte da história se passando décadas antes do primeiro filme, mas o Marlon Brando não quis ou não pode fazer, então o papel foi para o Robert de Niro ator desconhecido (na época) e bem mais novo que o Brando.
    Será se resolverem fazer a série do Gustavo Fring, vai ser o mesmo ator o Giancarlo Esposito ou vão chamar outro mais jovem pra fazer o personagem e quem sabe talvez os dois (tipo ele mais velho versão atual, pesando, enquanto rola uns flasback com o ator mais jovem vivendo o Gus) caso role a série.

    ResponderExcluir
  4. Depois da chacina feita pelo Gus em "Salud" (Breaking Bad), o Gus visita o Hector Salamanca no asilo e diz para ele que matou o neto dele, o último Salamanca vivo. Ou seja, para o Gus o Lalo já está morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso releva o que pode ocorrer na 6ª temporada. O Gus pode matar o Lalo.

      Excluir
  5. Minha dúvida se Lalo acredita que Gus foi o mandante ou mesmo Dom Juan.

    ResponderExcluir
  6. Não acho que Lalo atribua ao Gus, pelo menos não atribuirá ao Gus avisando os demais membros do Cartel Salamanca, pois se isso acontecesse os primos teriam matado Gus antes de Walter White conhecer toda essa turma!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!