Últimas Notícias

Como Vince Gilligan realmente criou Breaking Bad


Vince Gilligan explicou que o roteiro de Breaking Bad nasceu de seu desespero.

A verdade é que Breaking Bad veio na hora certa. Quem poderia imaginar que um programa que foi basicamente um acaso acabaria por ser visto como um dos maiores dramas da TV de todos os tempos? Bem como um programa que rendeu a Bryan Cranston e Aaron Paul uma tonelada de dinheiro e os tornou superstars globais. E não se esqueça do criador da série, Vince Gilligan, que também fez uma fortuna absoluta e fez dele um dos mais poderosos e respeitados showrunners de Hollywood.


Embora os fãs obstinados de Breaking Bad da AMC pareçam saber muitos dos segredos dos bastidores, eles parecem não entender a verdadeira origem da série. Mas graças a um artigo aprofundado do TV Guide, aprendemos que Mad Men é o que abriu as portas para Breaking Bad.



Ninguém Além Da AMC Queria O Roteiro

De acordo com a excelente entrevista sobre a origem de Breaking Bad, em 2006, os executivos da AMC estavam procurando por um novo drama com roteiro para acompanhar Mad Men, com estreia marcada para o verão seguinte.


"Não queríamos fazer um drama de época como Mad Men. Queríamos algo completamente diferente", disse Christina Wayne, a ex-vice-presidente sênior de programação com script da AMC ao TV Guide.


Enquanto a AMC tinha uma queda por fazer programas que eles achavam que nenhuma outra emissora faria, Breaking Bad foi um tiro no escuro... Afinal, era sobre um professor de química do ensino médio que se tornou um traficante e cozinhou metanfetamina. Ainda assim, o roteiro de Vince Gilligan atingiu todos os executivos da maneira certa ... Afinal, o roteiro era absolutamente brilhante e totalmente único.


Vince, na época, era conhecido como um ex-roteirista de Arquivo X, mas não era conhecido por nada mais além. Portanto, fazer seu roteiro enviado seria um risco enorme. Ainda assim, o roteiro falava por si ... Foi elétrico e totalmente cativante. Mas sua singularidade não atraiu outras emissoras, como a FX, que não passou no script. Então, AMC era a última esperança de Vince Gilligan ... E funcionou.



O Que Inspirou O Piloto?

Na entrevista ao TV Guide, Vince Gilligan explicou que o roteiro de Breaking Bad nasceu de seu desespero.


“O que inspirou o piloto foi uma certa dose de desespero da minha parte. Eu estava sem trabalho por alguns anos quando a ideia do piloto me ocorreu”, explicou Vince. “Eu estava prestes a fazer 40 anos e estava pensando muito em crises de meia-idade, e estava prestes a embarcar em uma também. ... Claro, Walter White está passando pela pior crise de meia-idade do mundo, que na verdade acaba acontecendo ser uma crise de fim de vida. "


Vince era (e ainda é) um dos melhores escritores do ramo, então ele foi capaz de transformar o roteiro em uma absoluta virada de página. O fato de que ele poderia lidar com uma crise de meia-idade fez a série parecer incrivelmente pessoal ... Mesmo que Vince nunca tenha produzido metanfetamina.


“Em muitos lugares, nunca nos importamos em vender porque imaginamos que as três grandes redes nunca comprariam um programa sobre um cara cozinhando metanfetamina”, disse Vince, explicando o processo sobre como ele e a AMC finalmente encontraram a síntese. "Certamente não por volta de 2004, 2005. Uma grande reunião - que foi quase tão boa quanto a reunião do AMC, embora tenha sido um não - foi com a TNT. ... Eles disseram: 'Nós realmente amamos isso, mas neste ponto no tempo, se comprarmos isso, seremos demitidos. '"


Mas quando a AMC obteve o roteiro, todos apoiaram. Na verdade, o executivo constantemente grampeava Rob Sorcher, que dirigia o canal na época, para ler o roteiro que ficava em sua mesa por semanas a fio. Quando Rob acabou lendo, ele amou a história sobre um homem que vai de 'milquetoast a Scarface'. E toda a equipe AMC ficou particularmente emocionada ao descobrir que Vince havia escrito um arco rudimentar para a série inteira enquanto estava sentado em um bar em Beverly Hills.


"Essa coisa foi passada adiante por quase todo mundo na cidade quando o AMC veio a me ligar", admitiu Vince. "Eu estava com o coração partido e já havia me ajustado à realidade de que essa coisa nunca veria a luz do dia. ... Mas eu pensei, no mínimo, vou conseguir um uísque de $14 com esta."


Mas Vince ganhou muito mais do que um uísque na reunião.


"Eu pensei, oh, foi um encontro perfeitamente agradável e eles dizem que gostaram do roteiro. Isso é ótimo. Intimidador para mim. Tanto faz. Mas a maldita coisa nunca vai acontecer. ... Mas, vejam só, eles estavam falando sério fazendo isto."


Logo após a reunião com a AMC, o piloto teve sinal verde e Vince foi até contratado para dirigi-lo ... E o resto é história ...

Matéria publicada originalmente em inglês no site The Things

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!