Últimas Notícias

Entendendo o Fim de Breaking Bad


Breaking Bad encerrou as suas atividades no último dia 29 e ainda está dando o que falar. Mesmo a série ter fechado bem a história, amarrada, sem pontas soltas, com grande aclamação de praticamente todos os telespectadores e também da crítica, alguns momentos deixaram dúvidas em algumas pessoas, mesmo muitas delas estando bem claras.

Estamos recebendo um grande número de perguntas através do nosso e-mail, Facebook e Twitter, apesar de muitas delas já terem sido respondidas na review, nos easter eggs, em entrevistas e também no Breaking Cast, podcast do blog que encerrou a cobertura da série.

Sendo assim, decidimos dedicar esse espaço para tirar definitivamente todas as dúvidas que restaram sobre o fim de Breaking Bad. Mesmo que essas dúvidas sejam irrisórias pra você (e algumas realmente são) é importante para outro leitor que talvez tenha passado batido na questão. Portanto, não deboche nos comentários. Caso tenha qualquer outra dúvida que não consta nesse post, deixe-a nos comentários.

O Relógio

A cena onde Walter larga o seu relógio em cima de um telefone público, esse dado por Jesse em seu aniversário de 51 anos, foi inserida para evitar um erro de continuidade, pois no flashforward do episódio "Live Free or Die", Walter estava sem ele. Porém, Vince Gilligan aproveitou para inserir um simbolismo, pois naquele momento Walter estava vendo que o fim estava próximo e cortou os laços com um de seus "arqui-inimigos", no caso, Jesse, provando que a intenção de Walter sempre foi matar todos, inclusive Jesse, e que mudou a intenção após vê-lo naquele estado.



Paradeiro do dinheiro de Walter

Ninguém deveria se importar com o paradeiro do dinheiro que os nazistas roubaram de Walter, no caso, em torno de 70 milhões de dólares. Ao matar Jack, Walter pouco se lixou para o local do esconderijo do dinheiro, que Jack tentava usar para salvar a sua vida, mas Walter demostrou total desinteresse, esse mesmo desinteresse que devemos adotar. Foi inserido por Vince Gilligan justamente para mostrar sem mostrar o paradeiro do dinheiro. Onde está, pouco importa, ficou para imaginarmos.


Como Walter conseguiu colocar ricina no envelope de Stevia lacrado?

Alguma especie de seringa, podemos imaginar. O episódio não mostrou o exato momento em que Walter adicionou o veneno no envelope, mas claro que isso é completamente possível, independente da forma. Talvez foi ao estabelecimento com o pacote de Stevia já com o veneno e só trocou ao chegar ao estabelecimento. Ele deve ter aberto o envelope e o lacrado novamente, muito fácil fazer isso. Há dúzias de possibilidades e apenas temos que aceitar. Não vimos Walter envenenado Brock, por exemplo, mas ele envenenou. Ponto final. Tem momentos na série que não é preciso ser mostrado minunciosamente.

O final do Jesse

Jesse foi liberto daquela prisão. Ponto final. Esse é o fim do personagem na série. O seu futuro cabe a cada um imaginar. Gilligan disse que talvez ele possa fugir para o Alaska, para viver perto da natureza, livre das drogas, pensando romanticamente. Ou poderá ser preso minutos após sair dali, possibilidade que ele não abraçaria. É o final dele. Cada um pode pensar o que quiser a partir daquele momento. Eu também penso que ele deve fugir daquela cidade, pois sua ficha não está limpa, e poderá ser relacionado à Heisenberg ou aos Nazistas. Mesmo que não seja, mesmo que não apareça provas (e há muitas), ele não pode "pagar para ver".

Com quem ficou o garoto Brock?

Possivelmente ficou com a sua avó, a Senhora Cantillo.

Como Walter entrou na casa de Gretchen e Elliott?

Ele entrou. Walter é capaz de coisas geniais, isso não seria difícil para ele. Uma fechadura, talvez, mas ele não entrou dentro da casa deles, apenas na área externa. E se aquele portão é sempre é deixado aberto? A segurança eletrônica é interna, como vimos. É completamente possível e ficou para deduzirmos. Se há câmeras, e daí? Ele não se importaria com isso, a casa não tinha seguranças. Ninguém deveria duvidar de sua atitude.

Gretchen e Elliott entregaram o dinheiro para Walter Junior? Esse dinheiro foi aceito?

Pelo medo que demonstravam, acreditaram na conversa de Walter e deverão dar o dinheiro, com certeza. Também ficou para deduzirmos, mas não deverá acontecer de forma diferente. Se Walter Junior jogar na loteria e ganhar 100 milhões de dólares, atrapalharia os planos de Walter, mas mesmo assim eles tentariam entregar o dinheiro, tal medo que estavam.

Como Walter conseguiu encontrar Badger e Skinny Pete?

Ele conseguiu. Quem não conseguiria? É completamente possível e ficou para deduzirmos. Eles continuam se drogando e achar eles não é tarefa difícil, pelo contrário. Poderia ser reconhecido ao tentar encontrá-los? Sim. Mas não foi. Ninguém deveria duvidar disso.

Como Walter viajou quilômetros sem ser pego na estrada?

Ele viajou e não foi pego. Simples assim. Poderia ser preso? Claro que sim! Como poderia ser pego em sua antiga casa, ou na lanchonete que esteve. Ele arriscou e também teve sorte. Sorte essa evidenciada na primeira cena, onde a chave do carro que roubou cai em seu colo. Ele foi para o tudo ou nada e conseguiu tudo.

Como conseguiu entrar na casa de Skyler, pois estava sendo vigiada?

Ele entrou. É completamente possível. A polícia estava vigiando Walter Junior, mesmo assim ele foi vê-lo. É completamente possível e ficou para deduzirmos. Todd entrou na casa de Walter, ameaçou Skyler e com a polícia vigiando. Walter talvez não tenha a perspicácia de Todd, mas isso não seria preciso.

Porquê Jesse não atirou no Walter?

Ele não tem um instinto assassino. Ele já havia saciado o seu desejo de vingança ao matar Todd. Ele disse em episódios anteriores que não faria mais o que Walter dissesse para ele. Ele viu a mancha de sangue e sabia que ele morreria de qualquer jeito.


A cena onde Jesse termina a fabricação de uma caixa de madeira.

Um sonho acordado, explicou Aaron Paul. Não foi um flashforward. Foi uma referência ao episódio "Kafkaesque", nono da terceira temporada, cena essa que você assiste abaixo.

  

Huell conseguiu sair da casa, ou ainda está esperando por notícias?

Um dia ele terá que sair, pode ter certeza. Ou a polícia poderá pegá-lo, pois ela está atrás de Saul. Ficou pra imaginação. Não acredito que ele fique como o vídeo abaixo sugere. [rs]

 

A policia de Albuquerque descobrirá que Walter ao menos vingou a morte de Hank e Steve Gomes, mortos na chacina?

Com uma investigação competente, tudo pode ser esclarecido. Ficou para imaginarmos. Torço pra isso.

Como Walter levou o tiro sendo que ele estava abaixado?

Abaixado mas em cima de Jesse, além de que a bala pode ter mudado de direção após passar pela parede, ou desviado em outro objeto, enfim, ficou para deduzirmos e é completamente possível. O momento em que a bala entra no corpo de Walter também é claríssimo.


Como Walter sabia que todos os nazistas estariam naquele quarto?

Ele não sabia. Ali ele foi para uma missão suicida, mas querendo levar os principais do grupo com ele, principalmente Jack. O seu plano principal consistia em deixar dinheiro para a sua família, livrar Skyler da prisão revelando o paradeiro de Hank e se despedir. Matar os nazistas foi a terceira parte do seu plano, que poderia dar errado, mas não deu. Estacionou o seu carro de forma estratégica e teve sorte que todos, sem exceção, estavam lá, obtendo êxito total.

Walter morreu?

Sim, morreu. Morreu de olhos abertos. Caiu e ficou imóvel. Claro, o episódio não nos mostrou a certidão de óbito, ficou deduzível, mas Gilligan confirmou.

—//—