Pular para o conteúdo principal

Easter Eggs e Curiosidades de "Felina": Series Finale de Breaking Bad


Easter eggs e curiosidades de "Felina", o fim de Breaking Bad. Vamos aos últimos detalhes da série que estiveram escondidos. A coluna é uma das que mais dá trabalho de produzir, porém é a mais divertida. E nesse fim, um misto de tristeza e alegria surge, pois essa publicação soa como uma grande despedida.

Mas vamos lá, tudo um dia chega ao fim e como Breaking Bad, esperamos terminar a cobertura da última temporada no auge. Como bem disse Thomas Schnauz, excepcional roteirista de Breaking Bad: "Não fique triste porque acabou, sorria porque isso aconteceu".


— Desde que anunciaram que o series finale de Breaking Bad se chamaria "Felina", várias teorias começaram a surgir na internet. Mas ninguém acertou. Vince Gilligan já havia confirmado que o nome era um anagrama à "Finale", porém deixou a surpresa para o episódio.

O verdadeiro significado do título "Felina" foi tirado da canção "El Paso", de Marty Robbins. Quando Walter vasculha o porta-luvas do carro que roubou, no início do episódio, ele encontra uma fita k7 e joga no banco ao lado. A câmera focou bem a capa do álbum de Marty Robbins. Quando ele encontra as chaves e vai embora, a música "El Paso" começa a tocar.

   

A letra da música fala de um pistoleiro que se apaixona por uma menina mexicana chamada Felina (!). Perto do final da canção, o pistoleiro entra em um tiroteio, onde ele é atingido na lateral de seu corpo (!) por uma bala. No final da canção, o pistoleiro acaba morrendo, enquanto Felina se ajoelha a seu lado.

— Uma teoria bem interessante circulava na internet, porém (infelizmente) não foi confirmada. O nome seria componentes químicos: Fe (Ferro), Li (Lítio) e Na (Sódio). Ferro é o componente químico dominante no sangue. Lítio é um metal usado na fabricação de metanfetamina. E Sódio é um elemento importante encontrado nas lágrimas.


Uma teoria bem interessante, que, mesmo não confirmada, foi válida para entretermos, imaginando o significado. Teorias nunca são ridículas, pois, mesmo não confirmadas, servem para debates que engrandecem o assunto, no caso, Breaking Bad.

— Já que estou falando em teorias não confirmadas, surgiu nos últimos dias outra interessante, mas não passa de coincidência. Breaking Bad exibiu um total de 62 episódios e o número corresponde ao componente "Samário" na tabela periódica, que é utilizado para tratar o Câncer de Pulmão.


Quando decidiram o fim da série, houve grande discussão sobre o número de episódios que seria composto a última temporada. O AMC queria uma última temporada com 13 episódios, enquanto os produtores queriam duas com 13 episódios. Então chegaram a uma conclusão, fechando duas temporadas (5ª temporada A e B) com 8 episódios cada. Eles não definiram o número de episódios com base no "Samário", mas a coincidência foi interessante.  


— Voltando à parte musical do episódio, claro, impossível não falar de "Baby Blue", canção de Badfinger que já deve ser toque de celular de todo fã de Breaking Bad. A música foi inserida nos últimos minutos da série, quando Walter se despedia de nós. A canção trás várias frases que podemos associar tranquilamente à Breaking Bad, sem dúvidas, mas claro, o "Baby Blue" de Walter é o seu trabalho, seu laboratório, que tanto tens orgulho.

  

Letra e tradução de "Baby Blue" aqui

Outras músicas do episódio:

"Faust Ballet Music" de Charles Gounod, ouvida quando o casal "Schwartzes" entrava em sua casa.
"Lydia the Tattooed Lady", o ringtone de Todd: música do filme "At the Circus", por Marx Bros.


Curiosidades:

— O dispositivo que Walt usou para controlar a M60 é um produto chinês, UN-4001 Central Lock System Car , um bloqueio de estacionamento central com controle remoto. As letras das Nações Unidas sobre a caixa é censurada, coberta por uma etiqueta com código de barra. É o único produto chinês a ser mostrado na série.


— Rima visual em referência à "Crawl Space" 4x11:


Além do ângulo de visão idêntico, nota-se claramente uma parte do rosto de Walter escurecida e outra parte mais clara, simbolizando a dualidade do personagem. Isso é visto frequentemente na série, e nesse episódio foi visto outras vezes, quando Walter se olha no retrovisor, por exemplo. É cotidiano na série e não é exclusividade em Walter. Os olhos sombreados muitas vezes significam a obscuridade dos personagens. Hank é outro personagem que teve a sua obscuridade ilustrada, simbolizando o "lado negro" que o personagem passava. Mas nesse caso específico de Walter, os olhos fechados podem estar simbolizando, claro, a morte.


— Durante a cena onde Walt se despede de Skyler, a imagem de sua esposa é refletida no microondas, porém, a cena, apesar de ter sido linda, não foi proposital. Vince Gilligan assumiu que foi completamente acidental. Gilligan admite não saber como ele conseguiu isso e até recebeu elogios do editor do episódio. Mas foi linda!


— Mas no caso abaixo a história é diferente, foi super intencional. A cena final, onde vimos Walter se despedindo de seu "precioso", vimos uma distorção no reflexo, como se ali estivéssemos vendo o reflexo de Walter e Heisenberg. Em certo momento parecia estar sem cabelo e com óculos com armações mais claras. Trabalho sensacional de Michael Slovis e de Vince Gilligan.


— A placa do carro onde Walter hospedava a M60 tem terminação "516", referência ao último episódio da série: 5x16


— Just for today", frase vista no chaveiro do carro que Walt roubou. Essa frase não está lá atoa e pode ser usada em diversos modos que se encaixariam perfeitamente na série. Deixo essa com vocês, só por hoje.


— As cores mais uma vez estiveram muitos presentes em Breaking Bad, nesse caso, claro, o vermelho, que significa "perigo". Foram vistos em objetos, principalmente onde os neonazistas foram dizimados, na casa de Lydia, na M60 de Walter e claro, no controle de seu carro.


— E pra encerrar, um muito obrigado. Os produtores agradeceram a cidade de Albuquerque pelos incríveis seis anos; o AMC agradeceu a nós, telespectadores, por termos acompanhado um "mal" tão bom; e o Breaking Bad Brasil agradece a todos os leitores que nos acompanharam nessa intensa cobertura, de forma harmoniosa, interativa e sensacional. 


Mas a cobertura ainda não terminou. Aguardem a próxima edição do Breaking Cast!


Postagens mais visitadas deste blog

Audiência da 3ª Temporada de Better Call Saul: Números Finais

Confira os números finais da terceira temporada de Better Call Saul, no AMC.

Better Call Saul 3ª Temporada AMC Canal a cabo

10/04/2017 - Episódio 01 - 1.81 Milhões - 0.70 na demo - "Mabel"
17/04/2017 - Episódio 02 - 1.46 Milhões - 0.50 na demo - "Witness"
24/04/2017 - Episódio 03 - 1.52 Milhões - 0.50 na demo - "Sunk Costs"
01/05/2017 - Episódio 04 - 1.56 Milhões - 0.60 na demo - "Sabrosito"
08/05/2017 - Episódio 05 - 1.75 Milhões - 0.70 na demo - "Chicanery"
15/05/2017 - Episódio 06 - 1.71 Milhões - 0.60 na demo - "Off Brand"
22/05/2017 - Episódio 07 - 1.65 Milhões - 0.70 na demo - "Expenses"
05/06/2017 - Episódio 08 - 1.63 Milhões - 0.50 na demo - "Slip"
12/06/2017 - Episódio 09 - 1.63 Milhões - 0.50 na demo - "Fall"
19/06/2017 - Episódio 10 - 1.85 Milhões - 0.60 na demo - "Lantern"


Better Call Saul é exibida sempre às segundas nos Estados Unidos pelo AMC, e um dia após, os episódios …

Better Call Saul: "Lantern" 3x10 Season Finale [Review]

Com Spoilers de Better Call Saul e Breaking Bad
No final, o que importa são as pessoas.
O que foi Breaking Bad? O que é Better Call Saul? Simples e direto: são séries sobre a vida. São séries que mostram que não adianta você ser desonesto, querer levar vantagem sobre tudo. Não vai dar certo, mais cedo ou mais tarde você irá pagar por isso. Mesmo que todos achem que você está bem, com dinheiro. Pode acabar deprimido, sozinho e até, como Chuck, cometendo suicídio.
Aconteceu com Walter, que, seguiu a sua verdade, tentou fazer a sua justiça. Moveu o mundo, criou o império da Metanfetamina com a desculpa de que estava "fazendo por sua família". Vimos no que deu: perdeu sua família e morreu sozinho. 
Já sabemos do destino de Jimmy Mcgill. Além de ter acompanhado sua vida em Breaking Bad, Bette Call Saul tem mostrado o seu futuro pós-Albuquerque e não é o aquilo que Jimmy quis para sua vida. Paga por seus erros, sozinho, vivendo uma vida deprimente, um trabalho árduo. 
Reclamo que …

Better Call Saul: Easter Eggs e Curiosidades de "Fall" 3x09

Com Spoilers de Better Call Saul e Breaking Bad
— "Fall", penúltimo episódio da terceira temporada de Better Call Saul, dirigido por Minkie Spiro e escrito por Gordon Smith. —  "Crazy 8", nome de uma loja do shopping onde Jimmy fazia sua "caminhada", é também o nome de um personagem de Breaking Bad (só que Krazy-8) e que também participa de Better Call Saul. Acontece que a produção não implantou essa fachada para dar referências, pois, a loja existe mesmo, trata-se de uma loja de roupas de crianças. Mas claro que não poderiam perder essa oportunidade.

Clique e conheça a loja: SiteEndereço 

— A belíssima garrafa da fictícia bebida Zafiro Añejo reapareceu em Better Call Saul. Ela já tinha sido implantada na primeira temporada da série e agora reaparece, claro, uma referência direta. Zafiro Añejo foi um presente dado por Gus a Don Eladio que culminou em sua morte na quarta temporada de Breaking Bad.

— Em entrevista , Peter Gould explicou que os roteiristas…

Better Call Saul: Easter Eggs e Curiosidades de "Lantern" 3x10

— "Lantern", season finale da 3ª temporada de Better Call Saul: dirigido por Peter Gould, um dos criadores da série. Este é o primeiro episódio dirigido por ele e que também não escreveu. O roteiro ficou por conta de Gennifer Hutchison, uma das principais roteiristas da série e que também dirigiu vários episódios de Breaking Bad, como "Confessions", "Buyout", "Salud", entre outros.

— Esse é o segundo episódio da série que não temos a participação de Mike (Jonathan Banks). A imagem abaixo é o seu último momento na temporada, nada satisfeito, como a gente.

— Logo no início do episódio fomos apresentados aos irmãos Jimmy e Chuck jovens. Chuck está lendo o livro "The Adventures of Mabel", o mesmo que Jimmy encontrou em sua prateleira no primeiro episódio da temporada, "Mabel". Nessa mesma cena vimos um lampião, alusão ao que irá acontecer no fim do episódio com o personagem. O nome do episódio também é uma referência a isso.


— O …

Vídeo Legendado: Teoria que vira sua cabeça sobre o fim de Breaking Bad

Com spoilers sobre o fim de Breaking Bad

O final de Breaking Bad não deixou pontas soltas. Mas em se tratando de TV e em se tratando da imaginação humana, você poderá ter outra visão, completamente diferente, sobre o fim da série. Basicamente tinha comigo o final fechado devido à clara história e às confirmações de Vince Gilligan e os produtores: Walter White morreu.

Walter White morreu? Digo sim e não!

Sabemos que "nada mais vai ter fim na TV", em se tratando de franquia de sucesso. O próprio AMC não aguentou muito ficar sem a série e imediatamente encomendou Better Call Saul após o fim de Breaking Bad. Enfim, argumentos para a continuação desse universo não faltam.

Better Call Saul está cada vez mais chegando no tempo de Breaking Bad, portanto, como imaginar o fim da série sem ter a inserção do personagem Walter na série? Impossível. Milhões de argumentos favorecem o seu retorno, mas, nenhum irá te convencer mais do que o vídeo que você confere abaixo, já com as legendas:


O…