Últimas Notícias

Exclusivo: Roteirista Afirma que Não Existe Referências de LOST em Breaking Bad

Com spoilers para quem não viu o fim de Breaking Bad e LOST.

Breaking Bad foi palco para inúmeras referências à dramaturgia, principalmente no cinema. Vince Gilligan já confessou várias delas, como o filme "Scarface", "O Poderoso Chefão", "Rastros de Ódio", entre outros. Aparentemente ele não tem problema algum com isso, pois sempre exaltou as obras que o inspirou para criar Breaking Bad, chegando a afirmar certa vez que Walter White não existiria sem Tony Soprano, personagem protagonista de "A Família Soprano", série da HBO que é tida como uma das melhores de todos os tempos.

Durante (e principalmente) a exibição da última temporada de Breaking Bad, vários sites americanos como o Huffington Post TV, Dark Ufo, entre outros, relacionaram alguns pontos semelhantes vistos em LOST e em Breaking Bad, além, é claro, de fãs de ambas as séries. Mas em várias entrevistas concedidas, ninguém da produção de Breaking Bad tinha falado sobre o assunto, mas o Breaking Bad Brasil conseguiu a resposta.

Mas antes, abaixo você confere algumas dessas supostas referências, que independente da não confirmação, notamos a coincidência.

— Carlton Cuse, um dos produtores de LOST e também super-fã de Breaking Bad, foi visto em seu perfil no twitter trazendo algumas dessas "referências", mas claro, ao tom de brincadeira, típica do produtor:

"Estou adorando Breaking bad – tem flash forwards, números de loteria e pessoas gritando: "Walt!!"
— A declaração inspirou o site Huffington Post TV a montar o vídeo abaixo, com os dizeres: "Os produtores de Breaking Bad amam LOST?"

   

— Ângulos de visão semelhantes:

 
— Outras "semelhanças":

 
— E pra finalizar, a cena final é bastante semelhante à última cena de LOST, pois ambos personagens principais morreram no fim da série, ao lado de um elemento afetivo, enquanto a câmera afastava lentamente.

 
Apesar das semelhanças (umas forçadas, convenhamos), a dúvida pairava na cabeça desse que vos escreve, porém sempre acreditei que eram semelhanças e não referências. Mas pela falta de informações a respeito (e o seguro morreu de velho), decidi perguntar ao produtor de Breaking Bad, Thomas Schnauz - responsável pelo roteiro de sete episódios da série, como "Buried", "Say My Name" "End Times", entre outros - através do twitter.

Schnauz confirmou o que imaginava, coincidência, mas sua palavra serviu para oficializar essa história, pois nada a respeito tinha sido dito antes por alguém da produção e muitos sites americanos exploraram essa coincidência.


Portanto, não há referências, apenas algumas pequenas semelhanças, que também podem ser vistas em outras séries ou filmes, mas a resposta do produtor foi importante porque ninguém poderia dizer isso com 100% de convicção, antes de uma palavra oficial. Mas caso houvesse confirmação, não haveria demérito algum, pois Breaking Bad costumou usar referências à belas obras do cinema e da TV, e caso tivesse usado alguma referência de LOST, estaria fazendo referência a uma também, belíssima série.