Últimas Notícias

Breaking Bad "Live Free or Die" 5x01


"Yeah BITCH!!! Magnets!!!"

Foi o que o Aaron Paul twettou logo após a exibição da premiere da 5ª temporada pelo AMC. Realmente esse foi o ponto alto do episódio, pois foi o momento onde eles "enterraram" definitivamente o corpo de Gustavo Fring. Um momento épico, mas não primário. A cena lembrou-me muito o season finale da 1ª temporada, onde Walter e Jesse invadem um armazém para roubar um barril de Metilamina, arrombando o recinto usando Termite. Foi engraçado. Como também foi engraçado vê-los detonando a sala de evidências da polícia a base de imãs, deixando as provas destruídas, salvando as suas respectivas peles. Da mesma forma que ocorreu em "A No-Rough-Stuff-Type Deal", Walter também usou de sua astúcia química para atingir seu objetivo, porém, o trabalho de equipe foi preponderante. A ideia veio de Jesse. Pásmen!

O season finale passado fechou praticamente todas as lacunas importantes, e para a temporada final, algo tinha que ser mostrado para que pudessem iniciar o desenvolvimento final para a série. Primeiramente, "Live Free or Die" tratou de resolver alguns pontos: o principal referiu-se ao retorno de Mike. Ele tinha sido largado todo baleado num fim de mundo qualquer, e após a morte de Gus, todos estavam curiosos para saber qual o lado ele iria tomar. Primeiramente, Mike não está do lado de ninguém. Pensa apenas em si próprio. Pois bem. Após Walter perceber que as provas não estavam todas ocultadas, partiu em busca de Mike para adquirir seus conhecimentos a respeito do tal laptop de Gus. Ótima forma de inseri-lo de volta à trama. Ótima forma de integrá-lo à equipe. Estão sãos e salvos? Por enquanto.

Outro assunto pendente, leva o nome de Ted Beneke. Ele não morreu. Que pena. Sinceramente não contava com o retorno do personagem e não sei se ele terá relevância no desenvolvimento na trama. Mas de qualquer forma, apesar de Ted ter pisado na bola feio com Skyler e principalmente com Walter, ele é um pai de família e por suas filhas, não merecia morrer. Deu muita pena vê-lo todo envolvido por ferragens médicas. Mas ele mereceu. É a verdade.



"Eu te perdoo." Essa frase simples, tem inúmeros significados nas entrelinhas. Não foi uma simples reconciliação. Walter começou a ser o que é, agindo sempre pensando na sua família. Infringiu regras, leis, princípios. Tudo por sua família. O que Skyler fez? Meteu-lhe um chifre daqueles de doer ao saber de toda a história. Julgou-o durante muito tempo. Walter ao descobrir que Skyler fez o que fez por ele e por sua família, entendeu sem titubear. Um simples perdão. É o maior tapa de luvas que uma pessoa pode dar. 

Walter começou a mostrar "quem é que manda". Saul e Mike já estão olhando-o de outra forma, principalmente depois dos acontecimentos, mas diretamente após as frases impactantes jogadas em suas faces. "Terminamos, quando EU disser que terminamos." Por que EU estou dizendo". Esse é o rei. Walter White.

Tecnicamente o episódio foi perfeito. Vince Gilligan destruiu no roteiro. Muito bem amarrado e sem furos, como sempre. Michael Slovis dirigiu de forma fantástica. Toda cena teve relevância. Nada foi jogado de forma aleatória. E a trilha sonora? Fantástica! Aquele batuque acústico envolvente deram o tom perfeito para  as cenas que trouxeram suspenses ao episódio. Palmas para Dave Porter.


Algumas coisas surgiram dando indícios do que veremos pela frente: a principal delas, refere-se a uma das evidências obtidas pela polícia. Um porta retrato escondendo números supostamente referindo a uma conta bancária na Suíça. Aí tem coisa? Sim ou com certeza?

Outro assunto, claro, refere-se aos primeiros minutos do episódio. Será que Breaking Bad adotará uma estrutura flashforward da mesma forma que adoraram na segunda temporada? Parece que sim. Vimos Walter no futuro. Quando? No primeiro episódio da série, acompanhamos o aniversário de 50 anos de Walter. Walter confirma à garçonete seu aniversário, moldando seu lanche com o número 52 a base de bacon. Concluímos que Walter não esteja tão longe do presente. No máximo 1 ano. Com uma cabeleira e uma barba farta, usando um nome falso, (Lambert, nome de solteiro de Skyler e Marie), Walter entrega um envelope a um desconhecido, recebe as chaves de um automóvel recheado com munições e uma metralhadora M60 (com manual de uso), transportando algo ilícito. 

Armado até os dentes, Walter segue viagem. Walter deixa escapar uma pequena tosse e se alto-medica. Muito estranho. Muito mistério. Muito cedo para definirmos alguma coisa, mas vocês já podem dando dicas nos comentários.

Detalhe para a frase na placa do carro em que Walter estava viajando.