Últimas Notícias

Better Call Saul: "Sunk Costs" 3x03 [Review]


Um par de tênis velho, queimado de sol é visto pendurado em um fio de alta tensão no meio do deserto. De repente, um caminhão dos Los Pollos Hermanos passa e o tênis cai. Pronto, termina os minutos iniciais do episódio, que chamamos de "Teaser, mas, sem entendermos nada.

Esse pequeno trecho já nos remete a alguns episódios de Breaking Bad, que começava sem pé-nem-cabeça e terminava fazendo todo sentido. Essa estrutura foi usada inteiramente na segunda temporada da série, com o tal "urso caolho rosa". Em Better Call Saul, da mesma forma, Gilligan tem usado essa estrutura para contar o futuro de Saul Goodman, no caso, denominado, Gene. 

É impressionante, amigos, atentem-se aos detalhes, estamos vendo Breaking Bad. 

O teaser foi bem fechado no fim do episódio, quando vimos Mike, definitivamente, declarar guerra aos Salamancas. Incrível como ele tem peito pra enfrentar quem ameaçou sua família. Logo de cara reencontramos Gus Fring, num encontro típico do magnata. No deserto, sem testemunhas, com seu olhar intimidatório. Óbvio, nem precisa falar que vimos parecido em Breaking Bad, mas, já que estamos falando, Mike era o Walter White em questão, porém, não se borrou nas calças como Walter e manteve sua palavra, seu desejo de vingança. 

Claro, era o que Gus queria. 


Mike passou sumido o episódio, com pouca relevância, mas volta no fim para, em um tiro incrivelmente certeiro, desvendar o mistério inicial, justificar suas palavras a Gus e derrubar mais um caminhão dos Salamancas. A guerra está declarada. 

Guerra também começamos a ver no outro lado da trama, só que jurídica. A parte que envolve Jimmy fechou o episódio, num diálogo carinhoso dele com Kim. Não tem jeito, teimamos em absolver as falcatruas de Jimmy. O que Chuck disse faz um pouco de sentido, aquele sentido "legal" da história. Mas como foi deliciosas as palavras que Jimmy proferiu em resposta a seu irmão.

"Tomara que Chuck caia numa cama de hospital novamente, as palavras de Jimmy tem poder". É o lado negro dos nossos corações falando mais alto. 

O que Chuck quer, realmente? Ele quer está certo, a princípio. De maneira alguma ele quer ajudar seu irmão. Ele sabe que não pode consertá-lo, ele tem vergonha de seu irmão ter a mesma profissão que a dele. O processo segue com o intuito da perca de licença de advogado de Jimmy Sabemos que isso não vai acontecer, ele é um advogado famoso em Breaking Bad. A teoria que cabe nesse momento é que após essa grande batalha jurídica, Jimmy deixará de ser Jimmy e se tornará, definitivamente, Saul Goodman.


O episódio teve muitos momentos daqueles que precisávamos apenas apreciar. Não há diálogo, não precisamos ler legendas, apenas degustar. Principalmente a parte que envolve Mike, no deserto, fazendo-nos sentir aquele maravilhoso clima. Momentos musicais com Jimmy e depois Kim foram também outros desses momentos. 

Outro episódio maravilhoso de Better Call Saul, numa temporada que tem tudo para ser a melhor da série até o momento.

Pra fechar e lembrar: dois personagens que estiveram em Breaking Bad foram inseridos: o médico "particular" de Gus - que vimos salvar a sua vida no fim da quarta temporada de Breaking Bad - e Tyrus, morto com Gus e o Tio Salamanca também nessa quarta temporada. Ele esteve do lado de Gus na conversa com Mike. Detalhe que o ator foi inserido após a morte de Victor em Breaking Bad. Nem sabíamos que ele existia até aquele momento e agora sabemos que ele sempre esteve ao lado de Gus.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!