Últimas Notícias

Better Call Saul: "Something Beautiful" 4x03 [Review]

Com Spoilers


Better Call Saul chegando cada vez mais perto de Breaking Bad

O clima não é mais o mesmo do início da série. A cada episódio a tensão aumenta, o sangue é mostrado com mais facilidade e a trama tem claros indícios que aquilo ali vai pegar fogo, ainda mais!É como um barril de pólvora que tem o seu pavio aceso e vai queimado... queimando... Uma hora vai explodir, com certeza.  

A grande novidade do episódio foi a inserção do personagem Gale em Better Call Saul, personagem que teve papel importante e fundamental em Breaking Bad. Sua aparição não chega a surpreender, pois já vimos Gus dar início ao projeto de construção do super-laboratório, naquela lavanderia, quando se encontrou com Lydia. Agora foi interessante ver os primeiros passos de Gale, sendo manipulado e financiado por Gus, mas não tenho expectativa maior para esse plot.

Um grande personagem de Breaking Bad ia ser inserido nessa temporada de Better Call Saul. Seria Gale? Acho e espero que não, pois apesar de sua importância, como disse, qual seria a finalidade de vermos o passado de Gale? Sua inserção é mais para nostalgia do que adição de roteiro, acredito. Ainda espero por Hank.


Já podemos dizer: Saul Goodman está de volta, definitivamente. Ainda não trocou oficialmente de nome, mas Jimmy já age como tal. Ele gosta de dinheiro, sempre gostou, e irá usar seu "dom" de trambiqueiro pra estar sempre conseguindo mais e mais. Ao contrário de Mike, que não entra em qualquer jogada, assim, por míseros 4 mil dólares, Jimmy teve que arrumar um ladrão "meia-colher" e quase se ferrou com isso.

Detalhe que esse ladrão "meia colher" também é personagem de Breaking Bad. Se trata de Ira, proprietário da Vamonos Pest. Ia deixar essa informação para o post de easter eggs mas não aguentei segurar. 

Voltando... Jimmy sempre conhece algum trambiqueiro para ajudá-lo e dessa vez foi o tal veterinário, que indicou o tal ladrãozinho (que não caga ouro) e que também tem conexões com o cartel. Os universos estão começando a colisão.

Jimmy é o gênio do trambique. Incrível como consegue pensar e planejar alguma coisa, usando de sua malandragem. Ele serviu de alívio cômico para esse episódio, pois no outro lado, as coisas ficaram muito tensas. 


É pra pensar: porque Gus não matou Nacho também? Está tendo e vai ter mais trabalho para esconder essa história, pois os Salamancas não são trochas, e Nacho poderá mais cedo ou mais tarde vacilar. Mas realmente a armação foi extremamente bem feita, quase mataram o "coitado". Dificilmente Nacho vai trabalhar com Gus e esconder as coisas do Cartel. Seu fim está próximo, duvido que irá passar dessa temporada.  (*)

Kim mais uma vez esteve em evidência na temporada, ela é uma especie de personagem que prende Jimmy e não o deixa se transformar definitivamente em Saul Goodman. Não existe Saul Goodman com Kim, portanto, essa transformação só estará completa quando Kim sair da vida de Jimmy. A maneira, poderemos criar teorias. Kim esteve no banco Mesa Verde e ficou sabendo que a empresa irá se expandir e muito. Acho que aí começa o fim.

E pra fechar o episódio, a tal carta de Chuck foi aberta por Jimmy, assim, sem nenhum mistério ou drama, ainda bem. Que maravilhosa iniciativa. Poderiam deixar essa carta pra ser aberta mais para frente e isso ficaria pendente, com a chama Chuck ainda acesa na série. Mas não, Kim entregou a carta na primeira chance e essa história chega ao fim.

Mas que carta... maravilhosamente escrita, com bem disse Jimmy. Emocionante. É difícil de acreditar que essas palavras tenham saído de Chuck, ainda mais depois que ele disse aquelas coisas bárbaras para Jimmy da última vez que se encontraram. Mas é uma carta pós-morte, só algo verdadeiro pode ser escrito e deixado dessa maneira. Acredito nelas, mas não me importo, da mesma forma que Jimmy praticamente esnobou.

Uma bela cena que fecha mais um belo episódio. Como durou pouco, impressionante. Que dó tive quando acabou. E de fato, foram apenas 42 minutos, um dos menores episódios da série. Faltam apenas 7 pra acabar a temporada e precisamos degustá-los ao máximo, e, nesse caso, com muito gosto.

*Em tempo, Nacho foi mencionado em Breaking Bad, portanto, não morrerá em Better Call Saul, não na atual timeline.  

13 comentários:

  1. A série, finalmente, começa a pegar fogo... Mas fico preocupado com o tempo com que cada 'núcleo' anda tendo: temos Jimmy e Kim, Salamancas vs Gus e Mike nesse mix. Se não juntar todos esses universos em um só, logo, ficará muito pouco tempo pra nós degustarmos as histórias... queria pelo menos uma hora de cada núcleo por episódio hahaha
    Ademais, acho FORTEMENTE que foi Kim que escreveu aquela carta, por isso o choro dela na cena. Será que não?! Não sei se faz sentido.. (Mas escrevendo esse comentário, percebi que não prestei a devida atenção se a carta foi manuscrita ou digitada (ou datilografada hahaha) Talvez não faça sentido mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chuck não seria tão doce...

      Excluir
    2. Hahahaha
      Não fui só eu que achei que a Kim escreveu a carta! Mas está muito bom saborear cada novo episódio.

      Excluir
  2. Alguém percebeu o nome "Walter wite" lá no banco mesa verde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba! Não. Em que momento? Me fala pra eu achar aqui kkkk

      Excluir
  3. Também estou ansioso pela união dos núcleos e pela entrada do Hank...

    Quanto à Kim, não imaginei que ela tivesse escrito a carta, a princípio... Me pareceu que ela estava decepcionada com a insensibilidade do Jimmy, mas sabe lá, né

    ResponderExcluir
  4. Também achei muito estranha, a reação da Kim. Será que foi um choro de ódio?

    ResponderExcluir
  5. Em que episódio de Breaking Bad o Nacho é citado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. In Breaking Bad S2E08, Saul Goodman thinks that he's been Kidnapper by the cartel. Trying to save his own life, he tells them, "It wasn't me, it was Ignacio! He's the one!"

      Excluir
  6. Hank é minha aposta, e acho que nao tardará a entrar, creio até o meio dessa temporada teremos o agente da narcoticos em ação.

    ResponderExcluir
  7. Alguém consegue chutar o porquê da Kim ter ido ao tribunal após a reunião com a Mesa Verde?
    Não me parece que estava no plano original...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode ter algo a ver com a carta (que é bem possível que ela tenha reescrito, como chutaram ali em cima!). Ela pode ter querido investigar melhor sobre o testamento.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!