Últimas Notícias

Aaron Paul e Vince Gilligan dão detalhes de El Caminho - filme de Breaking Bad


Aaron Paul e Vince Gilligan deram uma grande entrevista ao site Hollywood Reporter, onde expuseram vários detalhes sobre o filme El Camino, que estreia na Netflix no dia 11 de outubro.

Abaixo você confere a matéria completa, traduzida integralmente

Em sua primeira entrevista sobre o novo filme, a estrela e o criador revelam por que eles arriscaram mexer com novas histórias de Breaking Bad ("Existe outras histórias para contar?") E como eles filmaram o projeto da Netflix em sigilo quase total.

Um dia, no final de 2018, o telefone de um homem de Albuquerque, Novo México, chamado Frank Sandoval, começou a tocar. Sandoval dirige uma equipe local que opera as turnês temáticas de Breaking Bad em um trailer idêntico ao desgastado Fleetwood Bounder, que serviu como laboratório móvel de metanfetamina para Walter White, de Bryan Cranston, e Jesse Pinkman, de Aaron Paul, na série do AMC vencedor do Emmy. 

Cinco anos depois de Breaking Bad sair do ar, o famoso trailer - repentina e misteriosamente - reapareceu na cidade do lado de fora de um restaurante na estrada principal. "As pessoas estavam nos ligando e dizendo: 'É o seu trailer lá em cima?' "Diz Sandoval. "Ouvimos rumores há anos que eles estavam filmando. Mas ninguém com quem conversamos sabia alguma coisa." Sandoval perguntou sobre o misterioso trailer e acabou encontrando um panfleto impresso explicando que um comercial de turismo do Novo México estava sendo filmado na cidade. Ele achou que isso explicava.

Nem tanto.


De fato, o velho trailer de Jesse e Walter estava em Albuquerque naquele dia, assim como o criador de Breaking Bad, Vince Gilligan e seu elenco e equipe, envolvidos em um projeto secreto. Eles estavam filmando El Camino: A Breaking Bad Movie, que estréia no dia 11 de outubro na Netflix e em cinemas em 68 cidades, incluindo Nova York, Los Angeles, Chicago e Albuquerque, antes de ser exibido na AMC no início do próximo ano. 

A Netflix acabou de anunciar o projeto em agosto, depois que Gilligan encerrou a pós-produção. Isso porque, apesar da atitude gentil do sul do escritor nascido na Virgínia e da humildade quase patológica, Gilligan, 52, é um showman de coração e quer levantar a cortina no último segundo possível. "Não quero abrir meus presentes de Natal uma semana e meia antes do Natal", diz Gilligan, explicando sua insistência em uma produção secreta. 

Os produtores de Gilligan dizem que não tiveram nada a ver com o folheto de turismo, mas usaram outros meios para manter o projeto em sigilo, incluindo esperar até o último minuto possível para compartilhar o roteiro com a equipe,

O filme de duas horas, que Gilligan escreveu e dirigiu nos últimos 18 meses, estreou seis anos depois de Breaking Bad terminar com Walter morrendo e Jesse levando um El Camino à liberdade de sua prisão em um complexo da Irmandade Ariana. (Um trailer que deve estrear durante o Emmys em 22 de setembro oferecerá uma espiada detalhada.) A parceria da Netflix cumpre um desejo de longa data de Gilligan por uma experiência teatral em Breaking Bad e segue o papel formativo que a empresa de streaming teve na série de sucesso. Breaking Bad foi o primeiro programa a cabo a se beneficiar do chamado impulso da Netflix.

El Camino se concentra no que acontece com Jesse depois que ele expulsa o complexo coberto de cicatrizes físicas e psicológicas, e apresenta mais de 10 personagens familiares do programa. Em deferência à aversão a spoilers de Gilligan, o THR nomeará apenas dois: os favoritos dos fãs Skinny Pete (Charles Baker) e Badger ( Matt L. Jones ), Beavis e Butt-Head da maior comunidade de metanfetamina de Albuquerque.

Da esquerda: as produtoras Diane Mercer e Melissa Bernstein e Gilligan e Paul, que trabalham juntas desde Breaking Bad.
O retorno ao mundo de Breaking Bad acarreta algum risco para Gilligan - durante seus cinco anos de execução, o drama policial sobre um professor de química de maneiras moderadas que se transforma em um chefão das drogas implacável veio a exemplificar uma nova era dourada da TV, envolvendo críticos e público com sua narrativa densa e voltada para os personagens, conquistando 16 Emmys e entregando um dos finais mais satisfatórios da história da televisão, com mais de 10 milhões de pessoas assistiram no AMC. 

No clube rarefeito dos primeiros autores de Peak TV, incluindo Matthew Weiner, do Mad Men , David Simon , do The Wire , e David Chase, do The Sopranos , Gilligan é o primeiro a dar um salto e fazer um filme de seu programa. Sopranos, do Chase, será lançado no próximo ano.

Também existe o perigo de morar indefinidamente no mundo - por mais rico que seja criado por Gilligan. Os diehards de Breaking Bad já têm a prequela de spinoff do programa, Better Call Saul , que acabou de filmar sua quinta temporada. "Espero que, quando o filme for lançado, as pessoas não digam: 'Ah, cara, esse cara deveria ter deixado o suficiente sozinho'", diz Gilligan em sua primeira entrevista sobre o filme. 

Gilligan trabalha em um prédio comercial de vidro em Burbank com vista para uma lavanderia e um estacionamento. Este é o escritório "chique" para o qual ele se mudou com relutância antes de sua equipe começar a fazer Better Call Saul - supersticioso, ele não queria desocupar o espaço abandonado mais fundo no vale de San Fernando, onde eles fizeram Breaking Bad, um prédio que eles compartilharam com um investigador particular, uma instituição de caridade musical e uma empresa de filmagem operando fora do banheiro feminino. 


Além disso, por razões que ninguém se lembra, havia um cara no prédio que sempre usava um kilt. Gilligan, que mora no Westside de Los Angeles com sua namorada de longa data, Holly Rice, escolheu o local porque era conveniente não para ele, mas para o editor do programa. Quando chegou a hora de selecionar escritórios lá, ele escolheu para si o quarto que não tinha janela e abrigava um servidor gigante de zumbido.

Seu espaço mais novo e relativamente luxuoso é decorado com as recordações de Breaking Bad e Better Call Saul - o busto de efeitos especiais da cabeça explodida de Gus Fring (Giancarlo Esposito) fica ao lado da mesa de Gilligan e garrafas de vodka Blue Ice Heisenberg estão sentadas em uma estante de livros. Existem também modelos de helicópteros, símbolos da outra paixão de Gilligan, a aviação. Aos 50 anos, ele cumpriu uma meta de décadas de obter sua licença de piloto de helicóptero. 

Um dos locais em El Camino é um local que ele costumava vislumbrar enquanto usava seu instrutor de vôo, a 200 metros acima do solo, a caminho de LA para Albuquerque. "Quando estou pilotando um helicóptero, estou mais feliz do que nunca, o que não é particularmente feliz, mas ainda assim, tão feliz como sempre", diz Gilligan. "Eu nunca vou dominá-lo. É uma daquelas ... Isso é uma coisa zen? Quando você tem algum tipo de vocação que você é continuamente iniciante. Você nunca vai aperfeiçoar. Mas de uma maneira estranha, isso é bom, porque você também nunca se cansará. "

Gilligan começou a refletir sobre a história que acabaria se tornando El Camino antes de terminar de fazer Breaking Bad . "Eu realmente não contei a ninguém sobre isso, porque não tinha certeza de que faria algo com isso", diz ele. "Mas comecei a pensar comigo mesmo: 'O que aconteceu com Jesse?' Você o vê se afastando e, na minha opinião, ele teve um final feliz. 

Mas, com o passar dos anos, pensei: 'O que esse fim - vamos chamar de final, nem feliz nem triste - o que aconteceu? "Foi durante o planejamento de eventos em 2018 para comemorar o 10º aniversário da estréia de Breaking Bad.que Gilligan disse pela primeira vez ao seu círculo íntimo que tinha uma ideia de revisitar Jesse, talvez um curta-metragem de cinco minutos, refletiu para sua produtora de longa data, Melissa Bernstein. "Ele apenas começou a pensar sobre isso", diz Bernstein. "E ele começou a perceber: 'Tenho muito a dizer sobre isso.' "

Gilligan, que escreveu os longas-metragens Wilder Napalm (1993) e Home Fries (1998), bem como alguns roteiros de produção não produzidos, encontrou sua zona de conforto como escritor no ambiente colaborativo e orientado para prazos da TV enquanto estava na equipe de The X -Arquivos . "Eu fui o escritor mais preguiçoso da criação", diz Gilligan. "Eu demorei um pouco. Demorei dois anos para escrever um primeiro rascunho de um roteiro de filme no início dos anos 90, só porque eu não tinha ninguém segurando uma arma na minha cabeça. 


Eu simplesmente não tinha essa ética de trabalho. Trabalhar na TV mudou tudo para mim. " Mas no El Camino, Gilligan voltou ao estilo de vida solitário de um escritor de longas-metragens. "Eu estava trabalhando com excelentes escritores agora há mais de uma década e tinha esquecido como era escrever algo sozinho, e era assustador", diz Gilligan. "De repente, estou tentando escrever isso e pensando: 'Deus, eu realmente poderia usar uma sala de escritores agora.' Gilligan descreveu a história usando cartões de notas, seu método usual, e depois começou seu primeiro rascunho em seu tempo compartilhado nas Bahamas.

Desde que Breaking Bad terminou, Aaron Paul liderou a adaptação para videogame da Disney em 2014, Need for Speed, e desempenhou um papel de apoio na comédia Central Intelligence da Universal em 2016 . Ele também estrelou The Path, de Hulu, e Westworld , da HBO , que ele está filmando atualmente.

Como filosofia de negócios, Gilligan acredita na ideia de que você "dança com a garota que trouxe você" e, no momento em que muitos outros principais showrunners estão gerenciando várias produções e buscando acordos de nove dígitos em streamers, ele permaneceu em Breaking Bad e Better Call Saul na Sony Pictures Television, empresa que firmou contrato de três anos, com oito dígitos, que inclui seu trabalho em El Camino. 

Quando Gilligan contou aos executivos sobre sua ideia de Breaking Bad filme, "Todos nós ficamos em silêncio na sala", diz o co-presidente do SPT Chris Parnell. "Foi um dos momentos em que você pensou: 'Acabei de ouvir isso? É algo que ele realmente quer fazer?' "Juntamente com seu agente, Chris Silbermann, da ICM Partners, Gilligan silenciosamente conduziu o roteiro a apenas um punhado de escritórios em Hollywood antes de decidir se associar à Netflix e à AMC. Ambas as empresas representaram uma parte crucial da história de Breaking Bad. A AMC por exibir originalmente o programa e a Netflix por incorporá-lo ao primeiro verdadeiro hit híbrido de streaming / cabo da era da TV.

Em 2010, Breaking Bad estava em uma encruzilhada: com o programa com média 1,5 milhão de telespectadores por temporada, a AMC informou a Sony e Gilligan que a série poderia terminar na terceira temporada. Quando a Sony começou a comprar Breaking Bad para os concorrentes - encontrando rapidamente um comprador por mais duas temporadas na FX - a AMC inverteu o curso. 

A Netflix, enquanto isso, estava licenciando agressivamente programas para seu serviço de streaming, e o chefe de conteúdo Ted Sarandos fez um acordo de distribuição com a Sony por Breaking Bad . Originalmente, o arranjo era para a série começar a ser transmitida pela Netflix depois que sua quarta temporada terminasse na AMC, mas, com o futuro do programa incerto, a Sony acelerou o plano e novos fãs começaram a descobrir e empolgar com Breaking Bad na Netflix a tempo de assistir parte da quarta temporada e toda a quinta e última temporada da AMC. 

Quando a quinta temporada estreou em 2013, o público mais que dobrou em relação ao seu passeio anterior. "Nós sentimos que era um ciclo virtuoso, em que estávamos apresentando o programa a novos fãs, que estavam passando e experimentando novos episódios na AMC, e quando lançávamos uma nova temporada, veríamos outra onda de novas pessoas. chegando ", diz Cindy Holland, conteúdo original do Netflix. 

Desde que as notícias do filme foram divulgadas em agosto, diz Holland, a audiência de Breaking Bad na Netflix aumentou, entre algumas de re-observadores e outras de iniciantes na série. "Nós éramos um lar natural para o filme", ​​diz Holland. "Não foi uma conversa muito longa. Foi um simples 'sim, por favor'. "

"Eu realmente o amava. Eu o conhecia melhor do que ninguém", diz Paul (à direita, com Gilligan) sobre seu personagem de Breaking Bad . "Mas foi um grande peso dos meus ombros pendurar as chuteiras e ir embora".

A Netflix também trouxe o componente teatral, que foi crucial para Gilligan. "Toda vez que lançávamos uma nova temporada de Breaking Bad , teríamos uma estreia em um grande cinema", diz Gilligan. "Nós assistiríamos a este programa de televisão sem aspas. Quero dizer, acho que não são necessárias citações. É absolutamente um programa de televisão. 

Mas teríamos essa oportunidade maravilhosa, muito limitada e única de assistir nosso programa de televisão em um tela grande com alto-falantes estéreo gigantescos batendo, a imagem preenchendo 40 pés de diâmetro. Eu sempre pensei: "Essa coisa parece um filme. Não parece um programa". Eu realmente quero compartilhar isso com os fãs ". Assim como em outros lançamentos teatrais, a Netflix exibirá o filme em cinemas independentes por um período muito limitado.

O segredo do projeto se estende ao orçamento, que todos os entrevistados recusam revelar além de dizer que é significativamente maior do que Gilligan já havia trabalhado no programa, incluindo os US $ 6 milhões para um episódio na temporada final. Os produtores de Gilligan, Bernstein e Diane Mercer, fizeram um grande esforço para manter o filme em sigilo durante a produção, escondendo locais da vista dos espectadores, transportando secretamente os principais membros do elenco para o set e alertando os membros da equipe para serem discretos pela cidade. "Não fique sentado em uma banqueta em algum lugar e fale sobre o projeto em que está trabalhando, porque só Deus sabe quem está sentado ao seu lado" era o mantra, diz Gilligan.

O filme, que é uma coda para a série, é repleto de detalhes que vão agradar a base de fãs, que é seu verdadeiro público pretendido, diz Gilligan. Um que apenas os mais dedicados podem entender é um endereço importante na esquina das ruas Holly e Arroz - uma piscadela para a namorada de Gilligan ( arroz é arroz em espanhol). "Se, depois de 12 anos, você não assistiu Breaking Bad , provavelmente não começará agora", diz Gilligan. "Se o fizer, espero que este filme ainda seja envolvente em algum nível, mas não há dúvida de que você não terá tanto prazer com isso. 

Não demoramos a explicar as coisas de uma maneira diferente. - Breaking Bad público. Pensei no começo da escrita do roteiro: 'Talvez haja uma maneira de comer meu bolo e também comê-lo. Talvez haja uma maneira de explicar as coisas para o público. Se havia uma maneira de fazer isso, isso me escapava. "

Da esquerda: Paul, Gilligan e o diretor de fotografia Marshall Adams no set de El Camino .
Breaking Bad era uma televisão particularmente cinematográfica, com suas cenas de grande angular da paisagem do Novo México, iluminação expressiva e ritmo deliberado. Em um ponto da série, Gilligan e seu diretor de fotografia, Michael Slovis, fizeram um discurso mal sucedido para a Sony e a AMC para filmar Breaking Bad no formato Cinema Scope que Sergio Leone usara para filmar a Trilogia de Dólares de Clint Eastwood. No El Camino , Gilligan conseguiu o que queria - Better Caul Saul, DP Marshall Adams gravou o filme na câmera ARRI Alexa 65 usada para The Revenant e em um formato de tela ampla de 2,39 que parece projetado para mostrar os estrabismo de um pistoleiro no deserto.

Gilligan é perfeccionista de uma maneira que os horários da televisão raramente têm tempo para entrar. El Camino prosseguiu em um ritmo ainda mais lento do que seus shows. Em vez de filmar seis a oito páginas por dia, como Gilligan fez em Breaking Bad , ele filmou uma e meia a três. A maior parte das filmagens de 50 dias aconteceu nos mesmos locais de Albuquerque, onde Breaking Bad está firmada, mas o orçamento maior significou que ele também pôde tirar proveito de alguns locais pitorescos fora do estado. "Este é o meu primeiro filme como diretor e, devo dizer, me fez querer um pouco mais disso", diz Gilligan, que dirigiu cinco episódios de Breaking Bad e Better Call Saul e dois arquivos X. "Você realmente tem tempo para acertar as coisas. Parece muito decadente."

O homem mais conhecido por gritar com júbilo a frase "Yeah Bitch!" enquanto pratica uma série de crimes, agora segura um copo com canudinho rosa, sua filha de 19 meses, Story, e um gravador digital. "Apenas não apague seu pai, ou ele terá problemas", diz Paul, 40, pegando o gravador das mãos gordinhas de Story. É uma manhã de domingo em setembro, e o ator está fazendo malabarismos com a paternidade e a promoção de filmes no pátio da casa espanhola que ele e sua esposa, a atriz-produtora Lauren Parsekian, acabaram de comprar. 

Voltar ao personagem de Jesse Pinkman para El Camino foi uma reviravolta inesperada na sua carreira. Ao fazer Breaking Bad, Paul cresceu como ator sob a tutela de Cranston e abandonou alguns hábitos fatigantes. "Os primeiros dois anos foram realmente torturantes para mim", diz Paul. Muitas vezes, depois que as filmagens terminavam o dia ", eu me vi em becos escuros em Albuquerque, Novo México, às 3 da manhã, apenas para tentar obter mais informações, o que não era uma coisa boa. Eu só não queria estragar tudo, então fiquei na pele daquele cara, mas aprendi com Bryan que não há problema em sacudir e lavar a louça no final da noite e ter tempo para si mesmo. " Quando o final foi ao ar, Paul disse: "Eu realmente amava Jesse. 

Eu o conhecia melhor do que ninguém, mas havia um grande peso em meus ombros para pendurar as chuteiras e ir embora. Pensei que fosse um adeus e estava bem. com isso." No início de 2018, Gilligan ligou para ele e compartilhou que ele havia escrito um filme sobre Jesse. "Eu sou como todo mundo no planeta - acho que Vince e o resto dos escritores realmente acertaram o patamar com o final de Breaking Bad , e por que mexer com isso?" Paulo lembra de pensar. "Mas é sobre Vince que estamos falando. Eu seguiria Vince em um incêndio. É o quanto eu confio no homem. Eu faria qualquer coisa que ele me pedisse." (Gilligan inspira uma lealdade feroz, e a maioria de seus colegas está com ele há anos, começando com Mark Johnson, que descobriu Gilligan enquanto julgava uma competição de roteiro em 1988 e atuou como produtor de Breaking Bad , Better Call Saul e El Camino.) 

Alguns meses depois de atender a ligação de Gilligan, Paul estava de volta aos becos escuros de Albuquerque, barbudo e com maquiagem de cicatriz. "Foi tão fácil para mim entrar no local onde Jesse está mentalmente, emocionalmente, porque eu vivia e respirava tudo o que ele passava e depois algumas, e, honestamente, parecia que uma parte de mim também passara por isso, "Diz Paul. "Tudo o que eu precisava fazer era memorizar essas palavras e depois reproduzi-las quando gritarem 'ação'. 


Ao longo dos anos, Paul colecionou recordações de Breaking Bad, mas uma peça, um presente de Gilligan, ocupa um lugar de destaque em uma antecâmara de sua casa - o ursinho de pelúcia rosa de um olho e queimado que se tornou um motivo recorrente na segunda temporada, vinculado, através de uma série de enredos, ao papel de Walter White na morte da namorada de Jesse, Jane. "Essa foi realmente a perda da inocência e Jesse perdendo o que ele pensava na época era o amor de sua vida", diz Paul, já que Story, que ainda não estudou no mundo das coleções inestimáveis, começa a puxar o olho do urso. . "Tchau, tchau, urso", diz ela, quando Paul coloca o artefato de volta na prateleira. Há também uma garrafa de Dos Hombres mezcal, a marca de bebidas que Paul e Cranston lançaram neste verão depois de despertar a ideia em um jantar três anos atrás. 

"Nós estamos relacionados com Breaking Bad, mas estávamos comendo sushi uma noite em Nova York e ele disse: 'O que você acha que poderíamos fazer?' Eu sou como, 'Bem, acho que é um pouco cedo para pular para algo na tela, mas poderíamos entrar no negócio das bebidas', e ele riu de mim. Eu digo: 'Não, estou falando sério. O que você acha do mezcal? "

Gilligan também cresceu, em certo sentido, em Breaking Bad , e ele tem uma saudade de como isso moldou sua vida nos últimos 11 anos. "Tenho cerca de 25 a 30 anos a mais do que quando comecei", diz ele. "Sim, estou exausto. Quero dizer, parte do que me empolgou em fazer isso foi o filme, uma história fechada de cerca de duas horas. Se eu estava começando agora, não tenho certeza de que ' eu tenho a força intestinal para combater todas as lutas e gastar toda a energia. "

Gilligan não está pronto para a aposentadoria - nem um pouco - mas quando olha para a vida depois de Better Call Saul , vê algo fora do universo de personagens que se tornaram sua marca registrada. Ele planeja fazer outro show depois que Better Call Saul terminar , mas o que exatamente será e para onde será transmitido, ele não sabe. "Pessoalmente, eu adoraria descobrir algo diferente, que neste momento seria Deus, não outro anti-herói", diz Gilligan. "Existe algo mais que eu possa fazer? Existe outra história que eu possa contar? Mas eu tenho que lhe contar, é mais difícil escrever um cara bom realmente atraente do que um cara mau realmente atraente".

—//—

Matéria completa publicada no site The Hollywood Reporter

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!