Better Call Saul: "Dedicado a Max" - Review
E a relação entre Mike e Gus se estreitam, enquanto Kim e Saul Goodman seguem buscando caminhos complicados, pode-se dizer.
Uma verdadeira comédia, em muitos momentos. Temos que rir das tramoias de Saul, não tem jeito. Impressionante como ele conseguiu ganhar tempo defendendo um caso perdido, com ordem de despejo e tudo mais. E por incrÃvel que pareça, "dentro da lei". Claro que ele forjou as provas que fizeram o despejo do senhor Acker ser adiado, contudo, não tem como deixar de destacar a genialidade de Saul para criar artimanhas.
E tudo isso para que Kim seja retirada do caso.Criou um conflito de interesse e mesmo assim, não conseguiu sair, como queria. Saul destacou que estavam indo longe demais e que o Mesa Verde paga as suas contas, mas ela seguiu em frente, tendo que lutar no fim para que pudesse se manter no caso. Ela não queria o caso e agora quer. Ser jogada de escanteio doeu, diferente dela consegui sair da forma que queria.
E pra piorar, Kim ainda cai nas ideias de Saul para investigar seu chefe! Aonde ela quer chegar? Saul manipula Kim e ela nem desconfia. Saul faz com que suas ideias sejam escolhidas, mas fazendo com que elas sejam escolhidas por Kim, que está cega pelo desejo da vitória a qualquer custo. Já está no lado escuro da força, não tem mais volta. Esse núcleo tem se arrastado, e o desfecho deve ser, obrigatoriamente, impactante, para justificar o grande tempo que a temporada tem dado para essa trama.
"Dedicado a Max". O nome do episódio é uma clara referência ao namorado de Gus (oficialmente revelado por Lado no inÃcio da temporada), que morreu nas mãos de Hector Salamanca, como vimos em Breaking Bad. Gus, acima de tudo, busca vingança e isso já era óbvio. Conseguiu sua vingança com Hector (em parte), como também vimos em Breaking Bad, porém nesse momento tem Lalo para derrubar, e claro que irá conseguir isso.
E para isso, precisa de Mike. Gus não quer apenas um funcionário e sabe que Mike é muito mais do que isso. Precisa mantê-lo vivo e Mike tem feito tudo para isso não acontecer. Muito interessante essa passagem no Universo Breaking Bad, porque estamos vendo que a entrada de Mike na vida de Gus não foi nada aleatória. Gus é perspicaz no que faz e também na escolha de seus comandados. Ele também não perdoa, como bem sabemos.
Gus poderia tranquilamente viver com os Salamancas, cada um cuidando de uma parte da cidade com suas drogas. Porém e acima de tudo, ele luta por sangue e vingança, tornando tudo que sabemos do personagem ainda mais instigante.
Aliás, foi mencionado o passado de Gus no Chile no inÃcio da temporada. Isso seria uma deixa para um novo spin-off baseando o passado de Gus? POR FAVOR, VINCE GILLIGAN, POR FAVOR!
Mais um excelente episódio de Better Call Saul. A temporada e a série não tem aquelas cenas impactantes que vimos em Breaking Bad, mas só essa tensão, já demonstra que estamos vendo parte genuÃna da série original, com a qualidade e competência de sempre.
No mesmo momento que quero o novo episódio AGORA, já lamento que é um a menos rumo ao fim.