Últimas Notícias

Jimmy e Gene – O futuro de Better Call Saul


Autor: Ronan Marcos

Olá amigos fãs de BB e BCS!

Aqui estamos novamente para uma conversa sobre o futuro. Confesso que após o primeiro Post falando sobre o Pollos Hermanos estar em BCS (você pode ler aqui) tomei mais coragem para escrever este segundo texto. 

O pós Season Finale com Vince Gilligan e Peter Gould revelando o Anagrama “Fring´s Back” também foi outro ponto motivante para tomar este tempo escrevendo sobre estas obras que admiro demais.

Enfim, vamos ao que interessa!

O FUTURO DE JIMMY MCGILL

Vejo muitas pessoas ansiosas para o momento em Jimmy se transformará em Saul. Aqui há um ponto em que se deve analisar como é construído o roteiro da série, e nessa receita deve ser colocada a fórmula de Breaking Bad.

Vince Gilligan é um cara que acompanha os comentários, lê as teorias e entende angústia dos fãs. Ele já confessou isso em algumas entrevistas.
Um cara muito cuidadoso com seu trabalho. Breaking Bad é sua menina dos olhos e surpreender os fãs é seu principal passatempo.

Diante disso compreendo a transformação de Jimmy em Saul num processo muito natural dentro da trama. Quando você menos esperar, Saul aparecerá, sem alarde! Sem histeria.
Saul Goodman vai ser Saul Goodman quando a trama de Mike e Jimmy reatar o nó.
Vou ser direto!

Acho que o clímax de BCS será no momento em que Hector Salamanca for colocado na cadeira de rodas!

Gus não deixou Mike matar Hector porque tem arquitetado um plano para matar (ou não!) Hector. O motivo? Pelo que Hector fez no passado com seu parceiro (e talvez namorado) Max (4x08 de Breaking Bad).

Provavelmente por acompanhar os passos dos Salamanca, Gus percebeu que Hector estava sendo vigiado por Mike. E consequentemente as sabotagens aos planos do Tio da campainha! Viu potencial!
A mensagem “don´t”, no carro de Mike, foi o começo dessa aproximação.
Não vou negar a vocês. Assisti ao primeiro episódio da terceira temporada de BCS esperando não ver Gus, mas esperava ver Victor. Mas formando essa teoria, dentro da perspectiva em que Vince costuma nos colocar, não duvido que o cara que trocou o rastreador do carro de Mike seja um outro capanga!

Essa é a maneira de Vince nos pegar! Ele sabe que esperamos Victor!
Talvez o tal capanga seja morto por Mike. Talvez Gus fique puto por ele ter sido descoberto e o mate, contratando Victor na sequência.

Uma coisa é certa: Mike Ehrmantraut não é o tipo de cara que vai apertar as mãos de Gus assim facilmente. Gus já chamou a sua atenção nesse primeiro episódio, quando o fez desmontar todo carro para achar o tal rastreador! Mike com certeza ficou puto! E com certeza valorizou o serviço!

Gould e Gilligan sabem que antes da ação, é preciso dar ênfase a este lado difícil da personalidade de nossos queridos e saudosos personagens de BB.


Mas então...

O que acontece após Gus arrebatar Mike?
Ambos tem um objetivo! Fuder Hector!
E como o farão?
Na maneira Gus/Mike de ser: discretamente!
Em BB, podemos ver Gus negociando com o cartel, recebendo Hector e os primos em negócios, inclusive para livrar a cara de Walt.
O que isso significa?
Que alguém vai ser culpado pela merda que acontecerá ao Tio Hector.
E chuto que este alguém será NACHO
Nacho provavelmente vai sacanear Mike, e este se vingará da forma que Nacho mais teme: sendo descoberto como o delator de todo o esquema!
Gus e Mike montarão todo a operação para ferrar Hector de alguma forma.
E para não sofrerem retaliação, visto que Gus precisa ter um bom acesso ao comércio da meta, usarão Nacho na figura de traidor.

Talvez Saul Goodman fique desesperado quando Walt e Jesse o colocam de joelhos no deserto (episódio 2x08 de BB) pelo fato de Saul ser o advogado de Nacho, ter vinculo com ele.
Ele diz para Walt e Jesse: Foi Ignacio (Nacho)! Foi Ignacio!

E diz ser amigo de Lalo. Será aqui Don Eladio? Será que em algum serviço para Nacho e os Salamanca, Saul conheça Don Eladio e o cartel do México?

Aposto que Saul participará de todo esse rolo de alguma forma! Será o ponto alto da série! E ele como protagonista não pode ficar fora desse lance!


AONDE GENE ESTÁ?

Amigos, já vimos algumas cenas de Gene (Saul após sumir de Albuquerque) em 3 temporadas.
Acho muito legal a estrutura usada por Gilligan e Gould para falar do futuro. Você lembra dos episódios da segunda temporada de Breaking Bad que começavam, em preto e branco, com o Ursinho caolho? Eles falavam de um futuro! Futuro próximo! Pois no final daquela temporada tivemos a montagem do quebra-cabeça.

Mas estou usando este exemplo para lembrar que os produtores usaram do mesmo recurso em preto e branco para contar o FUTURO de Saul em sua série.
Então vamos lá!

Pode parecer loucura, mas já revi estas cenas de Gene várias vezes em busca de pequenas pistas para uma só questão:

EM QUE PONTO DO TEMPO ESTAMOS???

Será que estamos num futuro pós morte de Walt e fuga de Jesse?
Aqui vou eu novamente me aventurando no ponto de que Vince Gilligan quer nos surpreender!
Será que veremos Jesse no futuro? Jesse procuraria Saul ou vice-versa?
Difícil já que Jesse brigou com Saul por conta do envenenamento de Brock e consequentemente pela troca do cigarro de ricina feita por Huell.

Concordam?

Particularmente eu adoraria ver Gene num período presente a Breaking Bad. Explico!
Quando Saul aparece pela última vez em Breaking Bad, o desaparecedor (camarada que faz as iD´s falsas) fala para Saul que Walt ainda está no porão e que ainda vai levar um tempo para mandá-lo embora (para New Hampshire) em seu exílio.

Walt está sendo fortemente procurado pela polícia naquele momento!
E neste mesmo episódio, Saul vai embora em seu destino!
O que nos dá certeza que Saul fugiu primeiro.

Sabemos também que Walt ficou muito tempo longe e que estava em uma região com muita neve.
No primeiro episódio de BCS, Gene está assistindo tv e chega a notícia de que está nevando bastante em alguns estados.

Gene vai até a janela para ver a neve (porque esta ênfase na neve?) e logo depois fecha a cortina para assistir a um antigo comercial da linha “better call saul!”

Então...

Será que Gene poderia pegar um jornal de Omaha e ler a seguinte notícia:
“Procurado grande traficante Heisenberg” ?

Será que a linha temporal de Gene pode ser a mesma de Walt em New Hampshire?
Esta é uma teoria que não levo tão a sério quanto a de Jimmy, mas que gosto bastante de imaginar.

Fato é:

Gene desmaiou...
E poderá ter problemas com sua ID falsa e vida anti-social em um hospital ou sobre qualquer ordem de levantamento de dados.
De qualquer forma...
Foi fantástica a frase para o garoto ladrão no shopping:
Contrate um advogado!
----------------------------------------------------------
Ronan Marcos de Carvalho
31 anos
Professor e fã do Universo Breaking Bad.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!