Últimas Notícias

Better Call Saul: "Fall" 3x09 [Review]


Não teve graça, Jimmy.

Quando um otário, aproveitador ou arrogante é "golpeado", levamos na brincadeira e até avalizamos os trambiques, mas, dessa vez Jimmy pegou pesado e deu dó. 

Mais uma vez os produtores nos deixam em maus lençóis, jogam em nossa cara o lado mais perverso daquele personagem que "amamos", que seguimos torcendo fielmente a cada episódio. Da mesma forma como fizeram com Walter White, um personagem que protagonizou crueldades e mesmo assim, tentávamos seguir o seu raciocínio.

É porque acompanhamos ambas séries na visão do protagonista, porém, não precisamos concordar com todas as suas ações. Jimmy tem um coração bom, claro, mas quando ele apronta com um traficante, corrupto... enfim, damos risadas. Agora com uma pobre velhinha... não!

Jimmy demonstra não aceitar derrotas e faz de tudo para vencer a batalha, mesmo infringindo leis, mesmo abusando da imoralidade. É um bom dinheiro, verdade, mas ele está tão necessitado assim? Não tem tanta pressa pra isso. Não! Seu orgulho o impede de aceitar ajuda de Kim, mas não o impede de cometer crueldades. Está no seu sangue.


Orgulho... Justiça com as próprias mãos... Inteligência absurda... Gente, será Walter White? Só falta o ego e dizer que faz tudo por sua família.

Howard é um grande jurista, está com Jimmy atravessado na garganta. É verdade que as artimanhas de Jimmy só foram afundo porque não conseguiu o acordo da forma correta, como não consegue nada em sua vida dessa forma, convenhamos.

Sete parágrafos se foram e ainda estamos falando de Jimmy, mas praticamente todos os núcleos da série foram bem desenvolvidos. Isso é a grande diferença da temporada. Estávamos sempre divididos entre o "Better Call Saul" e "Better Call Mike". As duas primeiras temporadas foram bem distantes entre esses núcleos e a disparidade de empolgação entre eles era gigantesca. 

E eles continuam distantes, seus núcleos não estão, ainda, encaixados. Mas o que mudou foi que começamos a fixar mais na transformação de Saul Goodman, que subiu e muito o nível jurídico da série. Fixamos empolgados com a inserção de Gus e cia na temporada, mas quando corta pra Jimmy... a temporada não deixou de ser empolgante, em momento algum.


Só nesse episódio revemos muitos ótimos personagens que estiveram em Breaking Bad, e, claro, suas referências. Lydia esteve mais atuante e quando essa personagem aparece, um turbilhão de emoções surgem, dado ao que já sabemos de sua atuação na série. Apareceu apenas para fechar o acordo com Mike, a mando de Gus. Seu dinheiro estará limpo, Mike, aproveite-o enquanto puder. 

Gus e Hector tiveram novo embate, parecendo que será mesmo o embate final, que irá deixar Gus reinando no novo México e levará Hector de volta para o cartel. Gus já tem o aval de Eládio, que, tirou nosso Salamanca dos negócios. Agora vamos esperar pra ver qual será sua retaliação. Ou não?

Sim, ou não. Se os planos de Nacho derem certo, Hector terminará essa temporada em uma cadeira de rodas. Hector chegou a passar mal na frente de todos, mas a falta de seu remédio original ainda não foi sentida. Nacho percebeu que vai levar mais tempo para acabar com a vida de Hector e foi logo avisando seu pai o que poderá acontecer. Como previsto, foi chotado de casa.


Se Nacho tivesse conhecido um tal de Walter White... Uma tal de ricina... Seus problemas estariam resolvidos.

Impressionante como todos os personagens da série estiveram atuantes nesse episódio. Houve um desmembramento e cada um protagonizou um assunto importante. Howard, que já tinha tido um bom embate com Jimmy, teve que lidar também com seu irmão, Chuck. Uma sementinha de discórdia causada pelo teatro de Jimmy em episódios anteriores casou efeitos, ah se eles soubessem.

Chuck ameaçou processar a própria firma, que fundou, pois o autoritarismo de Howard o incomodou. Chuck tenta levar sua vida, tenta se curar, finge estar curado, até quando, de vez, passar dessa para melhor.

E não podia fechar essa review sem falar de Kim, nossa loira guerreira e atrapalhada que tenta abraçar o mundo. Sempre tenho aquela sensação de que algo de ruim irá acontecer com ela e provavelmente vai. Vai ser uma pena. Sabemos dos personagens que não irão morrer, pois foram vistos em Breaking Bad. Os outros, ainda é uma incógnita. Triste incógnita, pois, não queremos ficar sem eles, definitivamente. 

Que episódio fantástico. Que temporada sensacional. Que série, amigos, conseguiram de novo.

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!