Últimas Notícias

Better Call Saul: "Bad Choice Road" 5x09 [Review]


Ninguém vai morrer, por enquanto. E nem é preciso, ainda bem.

Sempre tínhamos em mente que os personagens que não foram vistos em Breaking Bad iriam morrer em Better Call Saul. Isso ainda é possível, mas não é garantido. Já estava conformado com as mortes de Kim, *Nacho e *Lalo em Better Call Saul, mas eles são importantes demais para morrer e sabemos que exceto Kim, eles não vão morrer agora. O nível de tensão desse "Bad Choice Road" foi absurdo, e mesmo assim não houveram mortes. Better Call Saul sempre foi mais leve do que Breaking Bad, e vai continuar assim.

Ninguém está torcendo pela morte de ninguém em Better Call Saul, essa é a verdade. Nem a de Lalo, suposto "vilão" da série. Como Better Call Saul tem linha temporal no futuro, seria natural e bem interessante os três estarem e serem vistos nessa time line, e torço muito pra isso. Ainda mais que Saul disse que não desistiu de sua vida no deserto por causa de Kim, concluindo então que ele sempre viveu em Breaking Bad sem desistir, e dessa forma, Kim deverá sim ficar viva. 


Mas só a possibilidade da morte de Kim, já dá nos nervos. Ficamos atordoados com o pedido de contagem da história insistente de Lalo quando voltou do deserto para a casa do casal, com Mike ficando à espreita e Lalo em sua mira, enquanto ouvia a conversa pelo celular de Saul. A única certeza naquele momento era que o amor de Saul poderia morrer, e felizmente isso não aconteceu, graças a ela mesma. 

Que mulher! Ela é muito perspicaz e tem engolido muita mentira de Saul. Mesmo quando ele tenta falar a verdade, ele se complica. Se Kim não tivesse visto o copo baleado dentro da bolsa de Saul, ela continuaria deixando Saul explicar a situação daquela forma grotesca, e assim, estariam mortos. Mas ela viu que Saul estava mentindo e Lalo já estava para perder a cabeça. Entrou em ação e de forma eficaz. Sim, ela mentiu, mas foi uma mentira que pôs dúvida na cabeça de Lalo, que serviu para ele não agir sem a sua certeza necessária. 

Ufa! Sensacional. Dramaticamente espetacular. Mike não poderia matar Lalo no estacionamento, iria ferrar com Gus. Mas caso suspeitasse que ele mataria Saul ou Kim no apartamento, ele não perdoaria.

Eles conseguiram sair do deserto mas o deserto ainda não vai sair deles, ainda mais que Lalo vai voltar para onde estava. Lalo está indo embora? De jeito nenhum. Irá averiguar a história de Kim, podem ter certeza disso.

Foi muito sofrido ver Saul e Mike daquele jeito, e tudo isso aumenta ainda mais a importância das ações de Walter em Breaking Bad. Ele destruiu muito mais do que imaginávamos. Restou para Mike dar satisfações para Gus do ocorrido, e como tinha falado aqui na review passada, Juan Bolsa estava por trás mesmo do atentado a Saul. Já sabemos do futuro de Bolsa, que vimos em Breaking Bad. Agora sabemos que ele morreu por vários outros motivos, e Gus cobrou todos eles. 


Não podemos esquecer de falar do pedido de demissão de Kim, que finalmente chutou o balde e saiu de uma grande empresa para viver algo que acredita. Uma atitude que vai definir o rumo, definitivamente, de Kim. Ela está cada vez mais dentro do jogo, não há mais saída. Foi muito importante para Saul mas com certeza, morrendo ou não, terá impacto na vida de Saul nos últimos momentos dele em Better Call Saul antes da história se unir a Breaking Bad. 

Kim alcançou o seu Breaking Bad, que é uma gíria do sul dos Estados Unidos usada quando alguém "chuta o pau da barraca", "chuta o balde" ou "joga tudo para o alto". Foi o que Walter fez em Breaking Bad e é o que Kim fez, definitivamente, nesse episódio.

* Nacho e Lalo foram mencionados no episódio "Better Call Saul 2x08 de Breaking Bad", portanto, concluímos que até aquele momento eles estariam vivos. Esse momento não chegou em Better Call Saul e acredito que vai chegar, se unindo à linha de tempo de Breaking Bad. Portando, Nacho e Lalo podem e devem morrer em Better Call Saul mas só após as linhas de tempo se cruzarem, pois eles não foram personagens recorrentes em Breaking Bad e Tuco que foi o comandante do Narcotráfico em Albuquerque. Devem morrer ou sumir.