Últimas Notícias

Better Call Saul "Carrot and Stick" 6x02

Exibição: 18 de Abril 2022
Roteiro: Thomas Schnauz and Ariel Levine
Direção: Vince Gilligan


Better Call Saul com mais de Saul

Um fator que incomodou os fãs desse universo desde o início de Better Call Saul é a disparidade entre os núcleos da série. Durante as primeiras temporadas, vimos dois núcleos distintos entre Mike e Jimmy, e ao passar das temporadas foram inseridos os núcleo de Gus e os Salamancas. Desde a última temporada, novos personagens do cartel são adicionados, abrangendo e muito o universo Breaking Bad. Mas aí eles lançam um episódio, como esse, com praticamente toda trama baseada em Saul desconectada da trama envolvendo Lalo, e ainda trazendo personagens que estiveram na série, de volta.

Não é nenhuma reclamação, é uma constatação. Muitos não gostam desse núcleo baseado nos advogados da série (eu adoro), mas é simplesmente por o outro lado da série, com Mike, Gus e cia, remeter a muito do que vimos em Breaking Bad, fazendo com que fiquemos esperando ansiosos para ver esse lado bem mais do que o núcleo envolvendo Saul, apesar da série ser sobre ele.

Dito isso, "Carrot and Stick" foi um bom episódio, onde continuamos acompanhar o plano de Saul e Kim de acabar com Howard. Kim, não se casou com Jimmy, se casou com Saul, e agora segue trabalhando usando das mesmas artimanhas usadas por seu marido. Eles persuadiram Cliff Main, manipulando o casal Betsy e Craig para dar seguimento no plano de ferrar com Howard.

Tudo muito bem orquestrado e manipulado por Saul, que chega a fingir estar chateado com a recusa do casal de ter ele como advogado, chegando a sorrir enquanto volta para seu carro, tendo conseguido exatamente o que queria.

Essa trama não chegou a se concretizar, dando indícios que veremos muito desse plano de vingança nos próximos momentos do casal. Infelizmente eles não estão conectados na trama envolvendo Lalo, por enquanto, e acredito que isso será o ápice da última temporada. Aguardamos ansiosamente.


Mas teve muita ação no episódio. Estou em dúvida quem é o mais bad ass do momento: Nacho, Mike ou Lalo. Nacho segue isolado, sem saber pra onde ir, não sabe se foge ou espera o seu resgate. Perspicaz, descobriu que estava sendo vigiado e armou uma emboscada para seu vigia, numa cena espetacular. 

Gus o traiu e quer entregá-lo para o cartel, provavelmente com o objetivo de acalmar os ânimos. Nacho descobre que Gus é o responsável por aquele vigia mexicano, e isso fica claro após a ligação para Tyrus. Por isso mesmo vimos Mike e seus capangas armarem para que Nacho fosse descoberto pelo cartel, quando deixa para os homens de Juan Bolsa a identidade falsa de Nacho em Manitoba, com o envelope que contém informações de uma conta bancária nas Ilhas Cayman e o número de telefone do motel onde Nacho está escondido.

Depois disso, balas começaram a voar. Com essa informação, os Primos Salamanca foram pegar Nacho, vivo, mas nosso camarada acabou sendo mais esperto e fugindo.

Essa trama deixou todos os lados em movimento. O cartel quer vingar Lalo, mas ele está vivo. Apenas Hector e poucas pessoas sabem disso, mas Gus, aquele que sabe ler nas entrelinhas como ninguém, pescou o fato e agora sabe, dentro de si, que seu maior inimigo está vivo, mesmo com "provas" de sua morte em cima de sua mesa. "Provas" essas manipuladas pelo próprio Lalo. 


Vamos lembrar que isso será resolvido, pois quando Gus e os Salamancas foram inseridos em Breaking Bad, eles não estavam em guerra, estavam em paz e com territórios respeitados. 

Gus mais uma vez demostra ter um sexto sentido apuradíssimo. Cena parecida vista em "Face off", episódio de Breaking Bad, quando ele sente que estava na mira de Walter e que seu carro poderia estar (e estava) com explosivos.

Dois tipos de episódios dentro de apenas um. Ao invés de preferir um núcleo ou outro, prefiro degustar tudo que Better Call Saul nos oferece, porque dois episódios já se foram, faltam apenas onze, e eu quero degustar cada segundo dessa obra de arte enquanto estiver disponível.

E quem diria que quando começamos a ver Breaking Bad, tudo isso já tinha acontecido antes de Walter ter mudado o rumo da cidade de Albuquerque. 


3 comentários:

Obrigado pelo seu comentário!