Últimas Notícias

Better Call Saul: 6x11 "Breaking Bad"


Eles apareceram, mas a série é do Saul.

"Breaking Bad", episódio de Better Call Saul. Finalmente o esperado aconteceu, tivemos a primeira participação especial da dupla que protagonizou a série original desse universo. Walter e Jesse estiveram presentes, mas, por enquanto, apenas para matar a saudade que tínhamos deles.

Esperamos seis anos. A cada ano, a cada episódio, vasculhávamos todos os detalhes para tentar encontrar algum vestígio da dupla em Better Call Saul, mas ao final do episódio notamos que os momentos vividos por Gene, trouxeram muito mais relevância para a trama da série e para o seu fechamento.

O universo está entrelaçado definitivamente. E isso sempre foi esperado, previsto, pois Better Call Saul é um prelúdio, e o momento que conhecemos Saul e o seu rapto por Walter e Jesse obviamente seria visto na série, mas alguns detalhes foram acrescentados.

Detalhes esses que não trouxeram surpresas. O diálogo visto dentro do trailer e a forma como Saul descobriu sobre Walter, eram algo que estava subtendido em Breaking Bad e foram mostrados como detalhes nesse episódio, quase desnecessariamente, que serviu mesmo, reitero, para matarmos a saudade dos personagens. Porém Jesse perguntando sobre Lalo foi interessante, apesar de não ter obtido resposta.


As séries se conectaram, e a cena final, após Saul indo encontrar Walter na escola que trabalhava, fez a união completa, e o que vem pela frente, todos nós já sabemos.

O que não sabemos ainda é sobre o futuro de Breaking Bad que está sendo visto em Better Call Saul. E as revelações são para todo o universo, composto por Breaking Bad, Better Call Saul e El Camino. Só nesse episódio descobrimos que Skyler foi absolvida ao fazer um acordo com a justiça (portanto os corpos de Hank e Gomes foram encontrados), que Kuby está sumido e que Huell finalmente saiu do esconderijo, fato que gerava memes até hoje.

Jesse foi mencionado por Francesca, que afirmou o que vimos em El Camino. Mas o mais importante foi a menção a Kim, um dos grandes mistérios da série. Sabemos que ela não usou o desaparecedor, não precisava, e apenas sumiu da vida de Saul. Mas deu as caras após todo o império "Heisenberg" cair. 

Propositalmente o conteúdo da ligação de Saul para Kim não foi mostrado, mas deu pra notar que a conversa não foi nada boa. Mas provavelmente vamos ver o conteúdo dessa conversa nos próximos episódios, do outro lado, nas palavras de Kim.


Como combinado em "Quite a Ride" 4x05, Francesca ligou para Saul na data e horário exatas, e Albuquerque foi vista pela primeira vez em preto e branco, no futuro. Tivemos uma ótima noção de como as coisas andavam por lá e isso foi espetacular, o grande momento do episódio.

Além de tudo isso, o pano de fundo do episódio foi... quem diria... a volta de Saul Goodman ou Jimmy. A volta dos que não foram, vamos dizer assim. Ele "pendurou o paletó" no episódio anterior mas obviamente se a coisa apertasse, como "apertou", ele não deixaria de exercer o que mais sabe fazer na vida. 

Seu plano era ficar dois anos desaparecido e após isso tentar recuperar o seu dinheiro. Francesca o informou que ele não tinha mais dinheiro algum, e agora as coisas mudaram. Ele não vai viver o resto de sua vida sendo confeiteiro.

Acabou formando uma quadrilha de trambiques em Nebraska, quem diria, dando golpes em homens ricos e solitários. Sem critério, independente da pessoa, quer acabar com a vida financeira deles para benefício próprio, e nem a vitima de câncer (alusão a Walter) foi capaz de amolecer o seu coração.

Ele sofreu na pele o que uma pessoa com câncer terminal pode fazer e agora não quer "dar esse mole". Mas tudo isso, onde chegou, é também sua culpa. Bastava escutar os conselhos de Mike, bem ilustrado nesse episódio. Mas o "olho grande" falou mais alto.


Agora o mais importante não é saber o que Walter e Jesse vão fazer nas próximas aparições. O que importa é sabermos quando Kim irá aparecer na vida de Gene e no que isso acarretará, além do desfecho final do personagem Saul, que deve ser cadeia ou caixão. Provavelmente será "caixão", pois para um desfecho final, literalmente, só com a sua morte. Duvido muito que ele irá para o Alasca viver com Jesse (brincadeira rs).

Foi um espetacular episódio dessa espetacular última temporada. O que foi aquelas transições de cena! Arrepiantes! A transição do buraco no deserto para Gene deitado em sua cama pode ser um prenúncio de sua morte. Esses episódios em preto e branco destacam muito a fotografia da série, impressionante.

Pra fechar, vou destacar algo que digo a anos.

 "Better Call Saul não é melhor e nem pior que Breaking Bad. Better Call Saul é Breaking Bad"

E para o seu amigo que viu Breaking Bad e não acompanha Better Call Saul, mande essa frase para ele: 

"Se você viu Breaking Bad e não vê Better Call Saul, não terminou Breaking Bad" 


2 comentários:

  1. Walter voltou perfeito, bela atuação de bryan. Mas Jesse ficou nada a ver. Jesse no início não era tão sério, e não ficava falando grosso... ele só ficou assim na 5 e 6 temporadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela análise

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!