Últimas Notícias

O Fim de Better Call Saul


Fique bem.

Foi o que Jimmy quis dizer para Kim com seu gesto final em Better Call Saul, uma referência ao mesmo gesto que ela fez para ele durante o plano de arruinar a carreira de Howard. Acontece que o gesto soa, também, para todos nós, um desejo para que fiquemos bem após 14 anos de universo Breaking Bad.

O ciclo se fecha. Não existe mais presente, futuro, só existe agora, passado. Better Call Saul fez o grande trabalho de manter a chama de Breaking Bad viva, e nela, ainda nos deu sua continuação, com momentos relevantes à história, trazendo nostalgia e amarrando todas as pontas possíveis e imagináveis de todo esse universo.

É uma série impecável, que foi desenvolvida ano a ano, deixando de ser aquela inicial série leve, quase cômica, para uma série tensa, obscura, típica de sua série percussora, dado a inserção de personagens que levaram a isso durante as temporadas. 

Mas a série é do Jimmy, e não ouse mais chamá-lo de Saul. Tem certo orgulho de seu nome, mas decidiu, finalmente, seguir sua identidade e pagar pelos crimes que cometeu. E pagou porque quis, ele tinha sete anos apenas garantidos, porém e finalmente, seguiu os passos de Kim e decidiu fazer o certo, mesmo com tamanho prejuízo. Típico de Jimmy, porque Saul Goodman não faria isso de forma alguma.

E ele acabou sendo recompensado, conseguindo um apreço de Kim, ao receber uma visita final. Não tem mais nada além daquilo, apesar de estarmos sempre torcendo para a continuidade da história, imaginando Kim dando um jeito de tirá-lo da prisão... ou bolar um plano de fuga para ele... Não. Acabou.

Jimmy preso, praticamente uma prisão perpétua; Kim não morreu; Walter continua morto; Jesse fugiu para o Alasca; Marrie teve a condenação que queria; Skyler e Walter Jr não apareceram (não precisava); enfim. Fatos que ficamos teorizando sobre eles a anos, agora sabemos e considero de profunda satisfação. Contudo, o que mais importou foi a grande jornada que nos trouxe até esses momentos.

Esperávamos que a série nos deixaria nos eventos de Breaking Bad, mas ela foi além. Uma reta final quase toda em preto e branco, mostrando detalhadamente o futuro desse universo. O episódio final foi um misto de alegria e tristeza, mas com momentos que fizeram-nos vidrar os olhos na tela, pois cada palavra, cada gesto importava. Isso sim é um grande feito de uma grande série.


Jimmy foi preso logo no início, indo para a cadeia. Logo, Saul Goodman ressurge, com sua genialidade, mas também, com seu orgulho. Típico de Walter, que queria matar Jesse no fim de Breaking Bad, mas ao vê-lo, decidiu pelo contrário. Aconteceu praticamente o mesmo com Jimmy e Kim.

Obviamente a série terminaria em um tribunal, mas uma imaginável maquina do tempo teve destaque, levando aos personagens a pensarem no que poderiam mudar no passado de suas vidas para que não chegassem a onde chegaram. Jimmy não teria acabado com a vida de seu irmão; Walter estaria milionário caso não tivesse deixado a empresa que fundou; Mike evitaria receber seu primeiro suborno; enfim. Assim, não teríamos visto a história desse universo, talvez todos estariam vivos, mas esse arrependimento não é suficiente para tal, apenas, se houvesse, uma máquina do tempo.

Diferente de muitos finais de séries, Better Call Saul não usa de momentos dramáticos e emocionantes para o desfecho. Ela termina pra cima, pra frente, de bom humor. Jimmy e Kim se reconciliam, mesmo seguindo vidas opostas. Ela vai continuar ajudando os necessitados juridicamente e Jimmy continuará preso.

Mas o sinal de Jimmy para Kim, sorrindo, numa espécie de "fique bem", ou melhor, "S'all good, man", que deu origem ao nome do personagem, nos deixa de coração quente, com a certeza de uma grande jornada de uma grande série, com um grande final, de um grande universo.

Obrigado Vince, Peter e cia. Obrigado Better Call Saul.




7 comentários:

  1. Que série !!!!! Acordei de madrugada para ver o final dessa trama . Tal como Breaking Bad valeu cada segundo .

    ResponderExcluir
  2. Agora são 7am e finalizei. Só acho que o Jimmy foi o único valente por aceitar o fardo que ele é. Infelizmente Chuck estava certo e isso deixa claro nas cenas finais em que ele tem o diálogo no passado, havia um desespero dele ser aceito como advogado ou de mudar de vida. Isso me levanta a questão se foi certo Jesse ter uma segunda chance... Não sei exatamente se ele se arrependeu, mas ele matou Gale e nada o impedia de ir embora muito antes dos fatos finais de Breaking Bad. Que final senhoras e senhores. Amargo como a vida, mas ainda assim aquele calorzinho de tudo ter acabado da forma "menos pior", porém, mais realista possível. Acharia estúpido do roteirista colocar qualquer chance do Saul dar um pinote na polícia e continuar foragido. Conseguiu ao menos o apreço de alguém que esteve sempre ao lado dele, a Kim. Forte abraço a todos os fãs e colegas que curtem demais essa obra de arte.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a série ganha mais sentido com essa ótima página sobre ela, obrigado adms, você fazem tudo dar mais sentido.

    ResponderExcluir
  4. Não queria que acabasse esses dois seriados Better Call e Breaking Bad, com certeza é o fim :(
    Nem queria que o Walter fosse preso nem o Jimmy. Melhor séries de todo tempo.

    ResponderExcluir
  5. Assisti na ponta do sofá. Não foi o final que eu queria, mas foi o final correto... Agora é dar um jeito nesse sentimento de viúvo da série....kkk

    ResponderExcluir
  6. Espetacular de ponta a ponta vai deixar saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa poucas séries hoje em dia deixam esse sentimento na gente quando acabam, esse universo é dos melhores ja construídos sem dúvidas!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!