Últimas Notícias

Breaking Bad 2x03 "Bit by a Dead Bee" [Review Retrô]


"Meu filho de 15 anos tem paralisia cerebral. Sou qualificado demais para ser só um professor de química do colegial. Quando posso trabalhar, ganho U$43.700 por ano. Vi todos os meus colegas e amigos me superarem de todas as maneiras possíveis. E, dentro de 18 meses, estarei morto."

Foi o que Walter disse para seu médico, usando do benefício sigilo médico-paciente, para não ficar preso eternamente no hospital que foi parar  após fingir problemas neurológicos e ser encontrado nu no supermercado. Até aquele momento, isso ainda colava, mas estava cada vez mais caindo por terra, principalmente para Skyler, sua astuta esposa e que já começou a desconfiar com mais ênfase de seu marido, principalmente pela desconfiança de ele ter outro celular.

Dentre as lamentações de Walter, seu câncer era o realmente de se desesperar, pois "filho com paralisia cerebral", não seria um abismo. "Qualificado demais, salário e ser superado por colegas", é algo muito mais de seu ego do que qualquer outra coisa. Nesse momento ele está focado no crime, na produção, muito mais para inflar seu ego do que pra deixar algo para sua família, ainda mais sabendo que sua doença está paralisada, regredindo, e seu caminho a seguir não terá volta.


Muito precisava ser feito para que saíssem ilesos dessa história. Muita coisa precisaria ser explicada. Começando com Walter, que sim, bolou um ótimo plano e enganou todos perfeitamente. Mas não tem jeito, sempre tem um vacilo, sempre tem algo que vai pegar o mentiroso, mais cedo ou mais tarde. O plano sempre é quase perfeito, mas Walter sempre cai no "quase", e Skyler o pegou, mas por enquanto não desconfia nada do real motivo de suas mentiras.

Jesse também precisava de justificativas, pois seu carro estava na cena do crime, com uma mala cheia de dinheiro. Sua saída foi usar a prostituta Wendy de álibi, inventado passar três dias com ela no motel sem sair (se isso fosse possível), fato que causou um pouco de estranheza, não por isso, mas sim, por ele ter limpado facilmente sua casa com todos os policiais da cidade atrás dele, e ainda tirando o trailer de lá. 

Primeiro vemos sua casa rodeada de policiais, aí eles vão embora e ele limpa sua casa tranquilamente, com a ajuda de Badger e o tal amigo do ferro velho. Como garantir que naquele momento não teria policiais vigiando sua casa? Após isso ele é arrancado do hotel por dezenas de policiais, numa operação praticamente de guerra. 


Breaking Bad é uma série quase perfeita, e o momento mencionado acima mostra que é impossível ser perfeita o tempo todo.

Mas perfeito foram os momentos que mostraram Jesse na delegacia, sendo interrogado por Hank. Nosso carequinha não conseguiu tirar nada dele, então, partiu para Wendy, que acabou usando sua carta na manga para deixar Hank constrangido, num momento extremamente engraçado. Porém,  para desespero de Jesse, Hank contragolpeou em quase nocaute, trazendo Hector Salamanca para o interrogatório.

Em momento extremamente hilário, Hector surpreendentemente acaba com o interrogatório, não respondendo as perguntas de Hank, e ainda deixando sua merda pelo caminho, literalmente. Óbvio que Salamanca vai querer Jesse solto para se vingar e não deixá-lo preso na cadeia. Jesse saiu comemorando, mas acredito que nas mãos da polícia, Jesse estaria em melhores mãos.


"Bit by a Dead Bee" foi um excelente episódio, repleto de easter eggs. E apesar de algumas comodidades de roteiro, além das ditas acima, as que fechou com Walter numa perspicácia fora do comum, saindo do hospital, entrando em sua casa para esconder o dinheiro e voltando, sem deixar rastros, num verdadeiro trabalho ninja. Mas ao rever o episódio, tenho a sensação de ter gostado bem mais agora do que quando tinha visto na época. 

Considerava o início da segunda temporada morno, mas reiterando, prestando bem atenção nos detalhes, vejo que o pavio do barril de pólvora já está aceso, queimando, queimando, e a explosão nos próximos episódios é certa, como é de praxe acontecer na série.

Siga-nos nas redes sociais para atualizações diárias:

Instagram     -     Twitter     -     Facebook 

Nenhum comentário

Obrigado pelo seu comentário!