Últimas Notícias

Better Call Saul: "Nailed" 2x09


E agora, Jimmy! Socorrer ou não?

Penúltimo episódio da segunda temporada de Better Call Saul e aquele momento chegou: perplexidade com os fatos. Mais uma vez Vince Gilligan e cia nos deixam atordoados com suas criações e nos colocam divididos entre a moralidade e a legalidade; entre o certo e o errado; fim justificando os meios; justiça com as próprias mãos.

Jimmy é uma pessoa de bom coração, e quem diz isso é o seu pior inimigo no momento, seu irmão Chuck. Mesmo desmascarando-o, jogando em sua face toda a verdade e na frente de Kim, Chuck fez uma pausa dizendo que ele fez tudo isso pela sua amada, praticamente o que Walter fazia por sua família. Jimmy sabotou seu irmão dolorosamente, uma atitude abominável. Deveria ser punido, deveria ser preso, deveria... deveria.

Genialmente a série expõe dois pontos polêmicos e ilustra-os nos personagens Kim e Chuck. Kim representa o público que está do lado de Jimmy, mesmo ela sabendo de suas maracutaias, ela o ama e praticamente avaliza/avalizou (de nariz torto) suas atitudes. Chuck demonstra legalidade aos fatos e expõe o lado criminoso de seu irmão, mas tudo isso feito de forma odiosa. Chuck, desde sempre, criou uma rivalidade com seu irmão e quer puni-lo. Essas atitudes fazem muitos irem para o lado de Kim.

Um núcleo que quase chegou à monotonia e chega ao fim da temporada completamente alucinante. Palmas para os produtores que mostraram (de novo) que o telespectador precisa confiar neles, pois sempre têm algo bombástico em mente.

É. tudo transformação e construção de personagens. Eles estão sempre em desenvolvimento, trocam os pés pelas mãos e nos colocam contra a parede, obrigando-nos a escolher entre o certo e o errado. Mike nem é visto mais no estacionamento, está completamente imbuído em salvar sua pele.

Está um passo a frente. Sabia que existia a possibilidade de ser atacado por Hector e logo planejou o contra-ataque. Nosso querido Salamanca já tinha "esquecido" de Mike e nosso carequinha segue tentando eliminar todos os rastros de sua passagem por ele. Mike ataca diretamente os negócios de Hector, lucra com isso e mostra que não devem se meter com ele. 

Nacho é o único que sabe de tudo, pode ser um problema para Mike, mas pelo andar da carruagem e por sabermos que Mike não irá morrer em Better Call Saul, concluímos que a turma dos Salamancas que deve se preocupar com ele.

Vale a pena ressaltar a ótima emboscada criada por Mike, derrubando o caminhão com aquela engenhoca ao estilo Walter White. Tudo nesse núcleo se encaixou perfeitamente e expectativas para os próximos acontecimentos se elevaram. Mike, também, segue criminalmente em Better Call Saul, deixou sua vidinha sem graça para trás. Poderá enfrentar problemas ainda com Hector Salamanca, mas isso nem é preciso dizer, ele já sabe o que fazer.