Últimas Notícias

Easter Eggs e Curiosidades de Better Call Saul: "Waterworks" 6x12


Vamos aos Easter Eggs e Curiosidades de "Waterworks", décimo segundo episódio da sexta e última temporada de Better Call Saul e o sexagésimo segundo episódio da série. 

Leia antes: Review Better Call Saul "Waterworks" 6x12

— Este é o primeiro e único episódio de Better Call Saul escrito exclusivamente por Vince Gilligan. Ele já co-escreveu episódios com Peter Gould e Marion Dayre. Esses episódios incluem "Uno", "Klick" e "Mabel". Ele também foi o diretor desse episódio.

— O título "Waterworks" refere-se ao colapso emocional de Kim Wexler no ônibus depois de revisitar Albuquerque.

— Também faz referência a "Palm Coast Sprinklers", empresa de produtos de irrigação onde Kim trabalha depois de deixar Albuquerque devido à morte de Howard.

— A tempestade do lado de fora do escritório de Saul, onde Kim conhece Jesse, também está ligada ao tema da água, que intitula o episódio. É um clima incomum para Albuquerque, mas normal para a Flórida (Kim e Glen também falam brevemente sobre como pode chover), e a iluminação incolor do estacionamento sugere a existência futura de Kim a partir daquele momento.


— Kim Wexler está no aeroporto de Albuquerque, que pisca brevemente após o teaser do episódio.

— Enquanto discute com Kim, Jimmy menciona as mortes de Gustavo Fring, Mike Ehrmantraut e Lalo Salamanca que ocorreram em "Face Off", "Say My Name" e "Point and Shoot", respectivamente. Mas até hoje ele não tem certeza que Lalo está realmente morto.

— Os papéis do divórcio listam "diferenças irreconciliáveis" como o motivo do divórcio.


— Os papéis do divórcio também mostram que ainda é 2004, provavelmente alguns meses após a partida de Kim. 

— Kim é a única personagem exclusiva de Better Call Saul que conheceu Jesse Pinkman ou Walter White.

— A aparição de John Koyama como Emilio Koyama faz dele o ator com mais tempo entre as aparições no universo Breaking Bad, com sua última aparição em "Cat's in the Bag...", quatorze anos antes.

— A aparição de Emilio é uma referência de quando Jesse disse para Walt em "Better Call Saul" 2x08 que Saul tirou seu amigo Emilio de sérios problemas legais duas vezes enquanto argumentava para eles contratarem Saul para ajudar Badger.

— O anúncio de Saul Goodman que Marion assistiu em seu laptop é o mesmo apresentado no episódio de Breaking Bad "Better Call Saul" 2x08.


— Em um dos extratos bancários que Jimmy olha da vítima do golpe tem U$737.612 em sua conta. U$737.000 era a quantia que Walt originalmente queria para cobrir as despesas de sua família antes de falecer. $612 = Temporada 6 EP.12. $0.62 =  Episodio 62 da série. 

— Quando Jimmy procura as senhas, a mesa que ele está vasculhando é muito semelhante à mesa Cocobolo que ele solicitou quando foi contratado pela Davis & Main.

— A esposa de Vince Gilligan, Holly Rice, faz uma participação especial neste episódio. Quando Kim começa a chorar no ônibus, ela é a passageira sentada ao lado dela que coloca a mão em seu ombro para tentar confortá-la.

— Ela já havia aparecido no primeiro episódio da 3ª temporada de Breaking Bad , um episódio escrito por Gilligan. Após o desastre do Wayfarer 515, ela aparece entre os professores durante a assembleia estudantil na JP Wynne High School, ao lado de Walt.


— Quando Kim sai do escritório de Jimmy, depois de assinar os papéis do divórcio, Jesse está inicialmente escondido atrás de um poste antes que a câmera mude lentamente seu ângulo e o faça aparecer. Vince Gilligan usou o mesmo efeito durante o último encontro entre Walt e Skyler no episódio "Felina" 5x16. "Felina" e "WaterWorks" são os últimos episódios dirigidos por Gilligan para Breaking Bad e Better Call Saul , respectivamente.

— Kim e Glenn assistem a um episódio de "The Amazing Race". O episódio é da temporada 17 de "The Amazing Race" e é intitulado "I Want to Be in the Circus, That's Where I Belong", que foi ao ar originalmente em 7 de novembro de 2010. Este episódio é mais recente do que o telefonema com Francesca no aniversário de Jimmy, 12 de novembro de 2010.


— Momentos antes de Gene entrar na cozinha de Marion, um pedaço de pão rotulado como "White" está visível na prateleira. Provavelmente um pequeno aceno para Walter White .

— Este episódio também marca a aparição final de Aaron Paul como Jesse Pinkman no universo Breaking Bad. Cronologicamente, esta é a primeira aparição de Jesse.

— "Escape (The Piña Colada Song)" de Rupert Holmes está tocando no churrasco de Kim e Glenn.

— Viktor St. Clair era uma persona que Jimmy assumiu na estreia da segunda temporada, Better Call Saul: Switch (2016), quando ele e Kim fizeram seu primeiro golpe juntos, em cima do corretor Ken.

— Walt em "4 Days Out" 2x09 de Breaking Bad. Kim em "Waterworks" 6x12 de Better Call Saul

— No telefone de Kim, há um dispositivo de reposição chamado descanso de ombro, que permite que uma pessoa apoie o aparelho no ombro, especialmente se for colocado em espera.


— Na cena do lado de fora do terminal, onde Kim está esperando o ônibus, há duas placas de portão de avião no fundo que entram em foco, "Alaska" e "Frontier", sendo esta uma referência a uma conversa entre Mike e Jesse sobre o Alasca, em El Camino (2019), que é onde Jesse acaba indo no final do filme.

— Os últimos episódios foram filmados em preto e branco, em relação aos dias atuais. A fotografia em preto e branco representa a verdade (estilo Cinema Vérité), pois nela pode ser aceita pelo valor de face, sem subtexto ou engano óbvio. 

O "passado" é apresentado em cores, pois está aberto à interpretação. A única ruptura com a convenção é quando um reflexo de um comercial de Saul Goodman do computador de Marion é visto nos óculos de Gene. A primeira vez que os comerciais de Saul se refletem em cores nos óculos de Gene, foi episódio 1 da 1ª temporada, " Better Call Saul: Uno (2015)".


— Kim passa pela cabine de pedágio que marca a entrada para os terrenos do Tribunal/Gabinete do Procurador Distrital, que parece estar automatizado. A cena emprega a técnica literária de alusão, lembrança de coisas passadas, neste caso, a morte de Mike Ehrmantraut, o homem que ocupava essa cabine.


— Enquanto joga Paciência online, a trabalhadora do "Palm Coast Sprinklers" está usando o Microsoft Edge como seu navegador da web. Isso seria impossível em 2010, pois o Microsoft Edge não existia até 2015.

— A música no rádio no carro de Saul é "The Tide is High" de Blondie . A vocalista do Blondie é Debbie Harry, que interpretou uma lésbica em "Spun - Sem Limites (2002)", um filme sobre metanfetamina.

— Embora a série tenha tido diferentes temas de créditos finais, esta é a primeira vez que o tema tradicionalmente usado por Dave Porter é remixado, soando semelhante ao estilo musical usado em Breaking Bad.

3 comentários:

Obrigado pelo seu comentário!